sexta-feira, 6 de março de 2015

Encontrado fóssil mais antigo da espécie humana

Com 2,8 milhões de anos, espécie pertenceu ao gênero homo. Até então, fósseis humanos mais antigos datavam de cerca de 2,350 milhões de anos.

Cientistas americanos anunciaram nesta quarta-feira (4) a descoberta do fóssil mais antigo já encontrado da espécie humana. A mandíbula inferior, com cinco dentes, foi descoberta dois anos atrás na Etiópia, por um estudante. O fóssil tem 2,8 milhões de anos de idade.
Segundo um grupo internacional de cientistas liderados pela Universidade de Nevada, a análise da mandíbula mostra que ela pertenceu ao gênero homo - que deu origem ao ser humano moderno. Até então, os fósseis humanos mais antigos datavam de cerca de 2,350 milhões de anos.
O local exato da descoberta, na região de Ledi-Geraru, é muito próximo a onde foi encontrado o famoso fóssil de Lucy, uma primata que viveu há mais de três milhões de anos. Lucy é considerada uma das primeiras ancestrais humanas, mas a espécie anunciada nesta quarta-feira (4), 400 mil anos mais nova, já seria uma precursora do homo sapiens.
A evolução humana continua sendo grande mistério científico. Como exatamente aconteceu a transição da Lucy, por exemplo, para os humanos que habitam a terra? A descoberta divulgada nesta quarta-feira (4) ajuda os cientistas na busca a essa resposta.
Brian Villmoare, chefe da pesquisa, explica que análises do fóssil e da região onde ele foi encontrado mostram que a espécie da Lucy evoluiu para o gênero homo em um curto espaço de tempo provavelmente por causa de mudanças climáticas que forçaram a adaptação.

FONTE:http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/03/encontrado-fossil-mais-antigo-da-especie-humana.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA

  SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA Ednardo Sousa Bezerra Júnior.´. “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao n...