Com 2,8 milhões de anos, espécie pertenceu ao gênero homo. Até então, fósseis humanos mais antigos datavam de cerca de 2,350 milhões de anos.
Cientistas americanos anunciaram nesta quarta-feira (4) a descoberta do fóssil mais antigo já encontrado da espécie humana. A mandíbula inferior, com cinco dentes, foi descoberta dois anos atrás na Etiópia, por um estudante. O fóssil tem 2,8 milhões de anos de idade.
Segundo um grupo internacional de cientistas liderados pela Universidade de Nevada, a análise da mandíbula mostra que ela pertenceu ao gênero homo - que deu origem ao ser humano moderno. Até então, os fósseis humanos mais antigos datavam de cerca de 2,350 milhões de anos.
O local exato da descoberta, na região de Ledi-Geraru, é muito próximo a onde foi encontrado o famoso fóssil de Lucy, uma primata que viveu há mais de três milhões de anos. Lucy é considerada uma das primeiras ancestrais humanas, mas a espécie anunciada nesta quarta-feira (4), 400 mil anos mais nova, já seria uma precursora do homo sapiens.
A evolução humana continua sendo grande mistério científico. Como exatamente aconteceu a transição da Lucy, por exemplo, para os humanos que habitam a terra? A descoberta divulgada nesta quarta-feira (4) ajuda os cientistas na busca a essa resposta.
Brian Villmoare, chefe da pesquisa, explica que análises do fóssil e da região onde ele foi encontrado mostram que a espécie da Lucy evoluiu para o gênero homo em um curto espaço de tempo provavelmente por causa de mudanças climáticas que forçaram a adaptação.
FONTE:http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/03/encontrado-fossil-mais-antigo-da-especie-humana.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário