Cultura local: A
contribuição da casa de teatro Dona Zefinha na divulgação da arte e cultura de
Itapipoca
Palavras-chave:Cultura
local. Manifestações culturais . Artes cênicas
Ednardo
Sousa Bezerra Júnior[1]
PROBLEMATIZAÇÃO:
A falta de conhecimento da
cultura local, dificulta a formação de identidade coletiva aos indivíduos. Ao
priorizar o meio cultural e suas manifestações como forma de conhecimento de
uma cultura de grupo familiar e comunitário, o estudo da cultura local visa à
compreensão, o significado e a importância das ações humanas, que são
consideradas também culturais. Segundo Freire (1994, p.31 e 56), “cultura é
tudo o que é criado pelo homem.” E são culturais “...todos os produtos que
resultam da atividade do homem.”
Diante
disso, acredita-se que o estudo da cultura local não se encontra simplificada
aos “hábitos” e “costumes” como algumas vezes é imaginado, mas a cultura que
permeia o cotidiano de trabalho, das relações familiares e comunitárias, que se
apresenta singular na construção histórica de seu povo/grupo. Mesmo modificados
no decorrer do tempo, os traços culturais que permanecem ainda prestam
identidade às sucessivas gerações.
METODOLOGIA
O projeto foi realizado com a ajuda
dos alunos do 1° ano do Ensino
Médio da E.E.F.M Anastácio Alves Braga. O trabalho teve início com uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito de cultura, e a importância da mesma na
construção da identidade de um determinado povo ou grupo comunitário.
Na
busca de mais informações, foi executada uma aula de campo com o objetivo de
coletar informações sobre as atividades desenvolvidas na Casa de Teatro Dona
Zefinha, fundada em agosto de 2011, na
cidade de Itapipoca. O local trata-se de um mini centro cultural que abriga
trabalho artísticos do grupo Dona Zefinha,
espaço montado para as produções musicais e cênicas do grupo e de convidados,
além de proporcionar atividade de formação estética para moradores do município
de Itapipoca.
É
um espaço cultural independente, que vem contribuindo com a difusão da produção
cênica e culturais, de forma gratuita a população de Itapipoca.
JUSTIFICATIVA
O
estudo da cultura local não se encontra simplificada aos “hábitos” e “costumes”
como algumas vezes é imaginado, mas a cultura que permeia o cotidiano de
trabalho, das relações familiares e comunitárias, que se apresenta singular na
construção histórica de seu povo/grupo. Mesmo modificados no decorrer do tempo,
os traços culturais que permanecem ainda prestam identidade às gerações
futuras.
As manifestações da cultura não estão somente
na exposição, mas no cotidiano das pessoas em família e em comunidade, através
das manifestações externas, ou seja, vai além das aparências e das celebrações.
A criticidade individual é extremamente importante
na formação de um individuo, mas esse mesmo sentimento crítico que nos faz um
ser único, existe a necessidade de associação coletiva para que ocorra a
formação moral e intelectual.
A
cultura consiste num conjunto global de modos de falar, ser, interagir e
representar que, produzidos socialmente, envolvem simbolização e, por sua vez,
definem o modo de vida pelo qual a vida social se desenvolve. (VALLE, 1988,
p.35).
Entende-se assim que a cultura de uma
sociedade origina modos coletivos de comportamento social e procedimento moral
à sua comunidade, de modo que estudar cultura é estudar o “eu” com o social.
Como
o Brasil, é um país múltiplo cultural, deve-se vincular essa configuração ao
seu processo, a fim de compreendermos a relação entre os diferentes grupos
sociais, pois a finalidade da cultura é ser objeto eficiente e de força do
conhecimento.
Não
existe uma cultura brasileira homogênea, matriz dos nossos comportamentos e dos
nossos discursos. Ao contrário: a admissão do seu caráter plural é um passo
decisivo para compreendê-la como um “efeito de sentido”, resultado de um
processo de múltiplas interações e oposições no tempo e no espaço (BOSI, 1992,
p.07).
CONSIDERAÇÕES FINAIS
A presente pesquisa nos fez perceber que ao
priorizar o meio cultural e suas manifestações como forma de conhecimento de
uma cultura de grupo familiar e comunitário, estaremos compreendendo o
significado e a importância das ações humanas, que são consideradas também
culturais.
Dessa
forma, a história local, desperta o ato de criar e de transformar as ações
humanas em cultura, podemos utilizar variadas criações culturais do homem em
seu meio e dá os seus devidos valores.
No
tocante às questões da história local, verificamos que o estudo da cultura se
substancia na busca de conhecimentos a partir do próprio contexto do individuo,
reconhecendo as manifestações específicas da sociedade local, como resultado de
uma tradição construída no cotidiano das relações sociais, produtivas,
religiosas e políticas, entre outras, que ali se travam através da memória
popular.
Um
estudo com este enfoque cultural possibilita a construção de um saber, partindo
do meio onde vivemos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
BOSI, A. (Org.). Cultura Brasileira. Temas e situações. 2ªEd. São Paulo: Ática,
1992.
FREIRE,
Paulo. Educação e mudança. 20. ed.
Rio de janeiro: Paz e Terra, 1994
Histórico Casa de Teatro Dona Zefinha. Disponível em: http://casadeteatrodonazefinha.blogspot.com.br, Acessado em: 03/03/2015
Histórico Casa de Teatro Dona Zefinha. Disponível em: http://casadeteatrodonazefinha.blogspot.com.br, Acessado em: 03/03/2015
[1] Professor graduado em História pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Especialista em História do Brasil.
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