Ednardo Sousa Bezerra Júnior.´.
Conviver com o outro não é uma tarefa fácil, e conviver
com o outro sem entender o comportamento de cada um é praticamente impossível.
A interação de pessoas em um ambiente de trabalho deve levar em consideração
que as pessoas não funcionam como máquinas e não são homogêneas, portanto,
deve-se compreender que no local de trabalho há uma mistura heterogenia, diferentes
culturas, etnias, condições econômicas, sociais e religiosas.
Segundo o Dicionário
Online de Português (www.dicio.com.br/interpessoal/), as relações interpessoais
referem-se ao que ocorre entre duas ou mais pessoas. E nessa perspectiva, é
imprescindível um clima harmonioso, com relações saudáveis.
Observa-se que comumente as
grandes empresas investem em técnicas de relacionamento interpessoal para a
resolução de problemas, a fim de solucionar os problemas gerados no convívio
diário entre seus colaboradores, bem com o trato com seus clientes.
Destarte, as relações interpessoais influem diretamente
na qualidade de vida do funcionário e no resultado desejado pelo gestor no
ambiente de trabalho. Isso porque, quando estamos em interação com outras
pessoas, o funcionamento individual de cada um é afetado, alterando o que é “previsto ou esperado”.
O papel do gestor é essencial neste processo, tendo em
vista que, faz-se necessária uma liderança que direcione o grupo de trabalho. A
sua tarefa é bastante difícil, principalmente dentro das instituições de
ensino, pois precisa consolidar as atividades pedagógicas e administrativas
mantendo o equilíbrio para que o sucesso escolar seja adquirido da forma
desejada. Para isso é necessário e de fundamental importância que todos estejam
engajados e unidos para que tudo flua de modo satisfatório.
Cada um de nós possui algumas noções sobre o
comportamento e as reações de outras pessoas, e até já desenvolveu certa
habilidade para lidar com as diferentes maneiras que cada um possui, porém,
essas noções são empíricas e nos basearmos apenas no que “achamos” nem sempre é
um bom caminho.
O gestor de pessoas deve ter uma maior sensibilidade no
trato dos indivíduos que pertencem ao grupo sobre o seu comando, por fim,
podemos afirma que o sucesso das atividades desenvolvidas depende da
competência e harmonia do grupo comandado, sendo que o trabalho em equipe de
forma harmônica é essencial no sucesso da empresa, fazendo do gestor peça
fundamental neste processo.
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