sábado, 13 de março de 2021

Diretor, como fazer o planejamento escolar de 2021?

 Embora 2020 tenha sido bastante atípico e trazido muitos desafios, o planejamento escolar de 2021 deve ser o foco a partir de agora, já que os impactos da pandemia se farão presentes no ano que vem e é preciso considerá-los para se planejar, além de utilizar os aprendizados que essa situação nos trouxe como motivação para continuar o trabalho na educação.


Planejamento escolar de 2021: Avaliação de 2020

A rotina escolar mudou drasticamente neste ano, pegando os gestores escolares de surpresa, que tiveram que reformular todo o planejamento feito para atender às necessidades trazidas pela pandemia.

A determinação das autoridades para o isolamento social fez com que as escolas precisassem ser fechadas e as aulas interrompidas, fazendo com que o ensino remoto fosse implementado. As escolas, os alunos e as famílias precisaram se adaptar a esse modelo de ensino para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem e não paralisar o calendário escolar. As aulas passaram a acontecer on-line e assistidas pelos alunos em casa, através de ferramentas digitais, e as orientações do professor e encaminhamento de atividades também têm sido feitas pela internet.

A tecnologia ainda não estava totalmente integrada às práticas escolares, mas precisou ser explorada nesse momento e utilizada como instrumento facilitador do processo de ensino e aprendizagem. Entretanto, muitas escolas não ofereciam os recursos necessários para realizar aulas on-line, e muitos professores não estavam preparados para utilizar as ferramentas digitais.

Diante desse cenário, foi possível perceber o despreparo da comunidade escolar para as adversidades, o distanciamento que as famílias tinham da escola e a falta de recursos tecnológicos na educação. Sendo assim, as escolas precisaram se reinventar para continuar trabalhando, os professores tiveram que aprender uma nova forma de ensinar, os alunos precisaram desenvolver habilidades para poderem aprender longe da escola, e as famílias passaram a dar mais suporte e participar ativamente da educação.

Toda crise é uma oportunidade de evoluir e crescer, tanto ao nível individual, quanto coletivo, e as dificuldades nos convidam a sair da zona de conforto para buscar soluções e enfrentar os desafios, estimulando a utilização das habilidades adormecidas, que de outro modo talvez não seriam exploradas. Por mais difícil que tenha sido o ano de 2020, a pandemia trouxe aprendizados importantes para todos e na educação estimulou a inovação, a criatividade, a cultura digital e várias outras habilidades adormecidas.


FONTE:https://sae.digital/planejamento-escolar-de-2021/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA

  SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA Ednardo Sousa Bezerra Júnior.´. “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao n...