terça-feira, 9 de julho de 2013

Ao futuro pedagogo


Vivemos hoje numa sociedade global cada vez mais complexa, em que as mudanças sociais são aceleradas e as características constantes que a definem são a imprevisibilidade e a mutabilidade permanentes, o uso intensivo das novas tecnologias e a necessidade premente de conhecimentos que transmita às pessoas a necessária adaptabilidade, criatividade, capacidade de crítica, capacidade de inovação e reação positiva face ao inesperado.
O desenvolvimento de uma sociedade de conhecimento impõe-se, deste modo, um ato que se reveste da maior importância para o desenvolvimento educacional, atendendo aos efeitos positivos que produz.
Deste modo, evidencia-se a necessidade de formadores críticos, e outros agentes educativos nesta área. Só assim será possível desenvolver dinâmicas impulsionadoras do gosto pela educação, possibilitando um entendimento do mundo (ou das pessoas, através das suas manifestações visíveis e invisíveis e do mundo físico) e estimulando-os à prática dos valores universais e à participação cidadã na vida do nosso país.
            Considerando-se que o educador é uma peça chave no processo de ensino-aprendizagem, sua autoridade poderá ser exercida com brandura ou com autoritarismo, proporcionalmente a linguagem empregada nas comunicações e à clareza como às dificuldades em sala de aula são tratadas.
Partindo desses princípios, devemos exercer de forma prazerosa o gosto pela aprendizagem em um contexto mais amplo, que podemos chamar de “mundo”, e para isso empregaremos a Psicologia da Aprendizagem.

Faça bom uso e tenha sucesso no exercício da nobre missão de educar!


Professora: Ilaneide Souto

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