Vivemos hoje numa sociedade
global cada vez mais complexa, em que as mudanças sociais são aceleradas e as
características constantes que a definem são a imprevisibilidade e a
mutabilidade permanentes, o uso intensivo das novas tecnologias e a necessidade
premente de conhecimentos que transmita às pessoas a necessária adaptabilidade,
criatividade, capacidade de crítica, capacidade de inovação e reação positiva
face ao inesperado.
O desenvolvimento de uma
sociedade de conhecimento impõe-se, deste modo, um ato que se reveste da maior
importância para o desenvolvimento educacional, atendendo aos efeitos positivos
que produz.
Deste modo, evidencia-se a
necessidade de formadores críticos, e outros agentes educativos nesta área. Só
assim será possível desenvolver dinâmicas impulsionadoras do gosto pela
educação, possibilitando um entendimento do mundo (ou das pessoas, através das
suas manifestações visíveis e invisíveis e do mundo físico) e estimulando-os à
prática dos valores universais e à participação cidadã na vida do nosso país.
Considerando-se que o educador é uma peça chave no
processo de ensino-aprendizagem, sua autoridade poderá ser exercida com
brandura ou com autoritarismo, proporcionalmente a linguagem empregada nas
comunicações e à clareza como às dificuldades em sala de aula são tratadas.
Partindo desses princípios, devemos exercer de forma prazerosa o gosto
pela aprendizagem em um contexto mais amplo, que podemos chamar de “mundo”, e
para isso empregaremos a Psicologia da Aprendizagem.
Faça bom uso e tenha
sucesso no exercício da nobre missão de educar!
Professora: Ilaneide Souto
Nenhum comentário:
Postar um comentário