Escola de
Tempo Integral
Ocorreu no dia 20 de agosto de 2013, no pólo da UAB, das 08h00min às 12h00min o
I Seminário de Educação Integral do Município de Itapipoca onde tiveram presentes o Prefeito de
Itapipoca Dr. Dagmauro Moreira, o Secretário de educação e Cultura Gerado
Azevedo Filho, representantes da Secretaria de Educação e Cultura,
coordenadores, professores, monitores, vereadores, responsáveis por escolas e
outros. Na Ocasião ocorreu o Lançamento da Escola de Tempo Integral.
Esse evento
foi uma ação conjunta da Secretaria de Educação e Cultura e da
Coordenadoria da Jornada Ampliada para idealizar a ampliação da jornada escolar
e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral. Contou
com uma palestra proferida pelo Professor Edgar Linhares, Presidente do
Conselho Estadual de Educação, e teve como tema - Escola Integral: a educação
do século XXI.
Esse encontro tratou-se de uma estratégia que tem como objetivo socializar os
princípios básicos da Escola de Tempo Integral, bem como promover uma reflexão
a cerca da ampliação de tempo, espaços, oportunidades educativas e o
compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de
outros segmentos.
Para
a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itapipoca, a política
educacional tem o compromisso de garantir a todos os alunos o direito à
educação básica de qualidade. Por essa razão, depois de universalizar o direito
ao acesso e a permanência no Ensino Fundamental por um período de quatro horas
diárias, a Secretaria prevê prolongar a permanência dos alunos do Ensino
Fundamental na escola pública municipal.
A Lei n° 10.172,
de 09 de janeiro de 2001, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE),
valoriza a Educação Integral como possibilidade de formação integral da pessoa.
O PNE avança para além do texto da LDB, ao apresentar a educação em tempo
integral como objetivo do Ensino Fundamental e, também, da Educação Infantil.
Além disso, o PNE tem como meta, a ampliação progressiva da jornada escolar
para um período de, pelo menos, 07 horas diárias, contribuindo para uma maior
participação das comunidades na gestão das escolas e incentivando o fortalecimento
e a instituição dos Conselhos Escolares. Já o PNE para o decênio 2011-2020 vem
reforçar essa política ao apresentar como meta(6) o oferecimento de educação em
tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica.
Com
essa medida, a Prefeitura de Itapipoca e a Secretaria de Educação e Cultura, através
da Coordenadoria da Jornada Ampliada, tendo a frente à Coordenadora Elisa
Freires, pretende ampliar as possibilidades de aprendizagem, por meio do
enriquecimento do currículo básico, da exploração de temas transversais e da
vivência de situações que favoreçam o aprimoramento pessoal, social e cultural
dos alunos.
Para
dá inicio a essas medidas, seis Escolas já foram contempladas com a ampliação
da carga horária para 10 horas, entre elas está: E.E.B Raimunda Rocha do
Nascimento – Humaitá; E.E.B Antonio Pinheiro de Freitas – Bom Jesus; E.E.B
Francisco Alves Teixeira – Cabeceiras do Mundaú; E.E.B. João Irineu da Silva – Lagoa das
Mercês; E.E.B Péricles Fernandes Teixeira – Sede Itapipoca e E.E.B João Batista
Pires – Bela Vista. Além dessas, o município conta ainda com 76 Escolas em tempo
integral em regime de 07 horas, articuladas com o Programa Mais Educação.
Nas escolas de tempo integral, as crianças terão a
oportunidade de convivência em grupos heterogêneos, sempre sob a supervisão de
professores e profissionais capacitados que os incentivarão no respeito
necessário ao outro, ao ambiente e ao material, estimulando assim o
desenvolvimento de sua autonomia, segurança, organização e responsabilidade.
Nesse processo, a criança cresce e, quanto mais amparada e preparada para esse
crescimento, mais harmônico e tranquilo ela será.
Assim, o Projeto
Pedagógico dessas Escolas contará com um currículo básico articulado com o
diversificado. A construção particular desse currículo em cada unidade escolar
deverá considerar e garantir atividades lúdicas cotidianas, uma vez que tais
atividades contribuem para o processo de socialização das crianças,
oferecendo-lhes oportunidades de realizar ações coletivas livremente, além de
propiciar efeitos positivos no processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento
de habilidades básicas, tão necessárias ao mundo contemporâneo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário