O POVO apresenta 50 depoimentos sobre o Golpe Militar de 1964
No ano em que o golpe militar de 1964 completa 50 anos, O POVO colheu 50 depoimentos sobre um dos períodos mais sombrios do Brasil.Personagens dos mais diversos naipes emprestam as memórias pessoais para se tentar construir outras versões sobre o que foi aquele tempo que durou 21 anos (1964-1985) e seus desdobramentos na história política do País.
Confissões como a do bispo Aloísio Lorscheider que revelou profundo incômodo porque não atuou o suficiente no caso da prisão dos dominicanos e contra os abusos da ditadura. “Nós começamos a protestar contra as torturas e saiu um documento, mas demorou muito para nos decidirmos. Nós não acreditávamos que havia tortura no Brasil”, palavras do religioso.
Também memórias de personagens influentes na época, como o então deputado Adauto Bezerra. E Virgílio Távora, governador que esteve na corda bamba.
As vozes dos personagens que estão no caderno especial “50 narrativas para entender a ditadura no Brasil” foram colhidas pelo repórteres do O POVO ou extraídas de entrevistas históricas publicadas nas páginas do jornal nestes anos.
FONTE: http://www.opovo.com.br/especiais/ogolpe50anosdepois/
Nenhum comentário:
Postar um comentário