Essas
perguntas expressam, por parte dos alunos, a falta de sentido naquilo que lhes
é ensinado.
Uma
das respostas a estes questionamentos é afirmar ser essa disciplina a ciência
humana básica na formação dos alunos, pela possibilidade de fazê-los
compreender a realidade que os cerca e a partir daí dotá-los de espírito
crítico, que os capacitará a interpretá-la e compreendê-la em sua plenitude,
visto que não se critica algo do qual não se tem conhecimento. No entanto, por
mais que alguns professores se esforcem, são poucos os alunos que compreendem
esta resposta.
Para compreender a História o aluno deveria dominar,
em princípio, a noção de tempo histórico. No entanto, o desenvolvimento dessa
noção no ensino limitava-se a atividades de organização do tempo cronológico e
de sucessão como datações, calendário, ordenação temporal, sequência passado-
presente- futuro. A linha do tempo, amarrada a uma visão linear e progressiva
dos acontecimentos, foi sistematicamente utilizada como referência para
distinguir os “períodos históricos”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário