O PROFESSOR PESQUISADOR E A SUA
PRÁTICA DOCENTE
A docência é uma
atividade complexa e desafiadora, o que exige do professor uma constante
disposição para aprender, inovar, questionar e investigar sobre como e por que
ensinar. Numa sociedade de constantes mudanças e infinitas incertezas, as
exigências para o exercício da docência têm sido cada vez maiores, ocasionando
a avaliação do modelo dos cursos de formação de professores e do perfil do
profissional que se pretende formar. Uma das possibilidades tem sido a formação
do professor reflexivo e pesquisador.
Pesquisa é um conjunto de ações
que visam à descoberta de novos conhecimentos em uma determinada área. No meio
acadêmico, a pesquisa é um dos pilares da atividade universitária, em que os
pesquisadores têm como objetivo produzir conhecimento para uma disciplina
acadêmica, contribuindo para o avanço da ciência e para o desenvolvimento
social.
A ideia de um professor
pesquisador mostra a importância da investigação no processo educacional,
atividade esta que deve estar alem dos muros da universidade e fazer parte do
dia a dia do professor. Devemos então discutir acerca do professor pesquisador,
e sua contribuição na aprendizagem dos educando.
O professor
contemporâneo não pode ser um simples transmissor de conhecimento já preparado
por um pesquisador, a pesquisa-ação deve ser um habito na vida deste novo
profissional.
Segundo Freire (2002)
“Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino”. Portanto existe uma relação
intima de dependência entre as duas formas de aprender.
O professor ainda é
visto como aquele que coloca na prática o que diz o pesquisador que sequem
modelos clássicos, desconhecendo a prática da sala de aula, quando o correto seria
que o professor também produza conhecimentos, a parti de pesquisa metodológica
afim elabora sua pratica dentro da comunidade escolar.
Paulo Freire (1985)
afirma que educar é formar seres pensantes, assim o ato de pesquisa seja pelo
professor seja pelo aluno, pode qualificar o individuo, transformando em um ser
critico e ciente de seus próprios pensamentos.
A formação na prática
docente tem a necessidade de realizar reflexões acerca das diferentes dimensões
da formação e da pratica docentes e de saberes.
Portanto, na formação
vigente, existe uma divisão hierárquica, onde o conhecimento cientifico fica a
frente das aplicação praticas do conhecimentos, quando o correto é lançar um
junção desta atividade construindo a figura do professor-pesquisador.
Prof. Ednardo Júnior
Nenhum comentário:
Postar um comentário