Personalidade
impar na historiografia mundial, pivô intelectual de um grade movimento social
de uma influencia enorme na maneira de ver a educação no inicio da Idade moderna.
As sua ações o identificam como o grande propulsor da defesa do Estado como o responsável
pela educação escolar
As idéias e concepções que Martinho Lutero elaborado sobre a
educação, durante o movimento da Reforma
Protestante, podem ser encontradas em diversos de seus escritos, entretanto,
suas propostas específicas para a educação escolar concentram-se em três de
seus textos: “À Nobreza Cristã da Nação Alemã, acerca da melhoria do Estamento
Cristão”, de 1520; “Aos Conselhos de todas as cidades da Alemanha para que
criem e mantenham escolas cristãs”, de 1524 e “Uma Prédica para que se mandem
os filhos à Escola”, de 1530.
Ele
também procurava responder, entre outras, questões detalhadas sobre a criação e
o funcionamento de escolas que, na sua avaliação, deveriam ser cristãs. Essas
orientações para a organização de um sistema escolar envolvem temas como: a
criação de um novo currículo, ressaltando conteúdos e tipos de livros; a defesa
de método lúdico (opondo-se ao usado no antigo sistema escolar), ainda baseado
na oralidade e na memorização e com períodos de estudo diferentes para meninos
e meninas, associando atividades domésticas para ela e o aprendizado de um
ofício para eles, em suas idéias preocupava-se com a necessidade de professores
bem preparados e com muita experiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário