terça-feira, 7 de maio de 2013


Plano de Aula Sobre guerra de Canudos



PLANO DE AULA


1.    EMENTA:
A guerra de Canudos é um episódio muito significativo da história do Brasil: as populações de uma região de poucos recursos naturais são abandonadas a sua própria sorte. Quando esta mesma população se organiza para resolver seu problema passa a ser vista como uma ameaça ao Estado. Canudos relata a realidade das regiões brasileiras mais afastadas do centro administrativo da república federativa do Brasil, á politica exercidas pelas oligarquias e a falta de investimentos do governo, as más condições dos sertanejos que buscaram em canudos uma maneira de fugir de sua realidade.
Após quatro expedições militares, no dia 5 de outubro de 1897, um ano de incensáveis lutas e uma feroz resistência por parte de seus defensores, o arraial chamado Belmonte, fundado por Antônio Conselheiro no Nordeste da Bahia, foi finalmente tomado pelo exército.

2.    OBJETIVOS

·         Analisar o processo das condições sócio-política e econômica do Nordeste brasileiro no final do século XIX.
·         Compreender as causas dos confrontos em Canudos.
·         Discutir e refletir as relações do papel das autoridades com povo nordestino no período da República.
·         Relacionar as questões de Canudos com os dias atuais.   



3.    CONTEÚDO

a.    Movimentos messiânicos, revoltas populares no nordeste no período da velha república.
b.    A guerra de canudos


I - MOMENTO
A formação de canudos
As origens de Antônio Conselheiro


II - MOMENTO
A criação do arraial de Monte Santo.
Os objetivos da revolta de canudos.
A igreja versus religiosidade popular.

III- MOMENTO
As oligarquias, o governo x canudos.
O conflito de canudos.
A destruição de canudos.

4.    METODOLOGIA:
A metodologia adotada é Construtivista, através de aulas presenciais e participativas nos temas abordados dos textos sugeridos na bibliografia, os conteúdos serão introduzidos e mediados pela professora com posterior aprofundamento por meio de atividades individuais e em grupo, em sala de aula ou extraclasse.

5.    AVALIAÇÃO:
Traçar metas com relação ao tema e fazer com que o aluno venha se despertar  para a aprendizagem e fazer com que o mesmo mostre seus resultados de modo que sejam capazes de reunir, organizar e debater sobre o conteúdo estudado: através de trabalhos em grupos, resumo individual, pesquisa na sala de aula e prova escrita.
6.    INDICAÇÃO DE REFERÊNCIAS:
BRAICK, Patrícia Ramos, MOTA, Myriam Brecho. História: das cavernas ao terceiro milênio/. – 2. Ed. – São Paulo: Moderna, 2006.
CARVALHO, José Murilo. Cidadania no Brasil: o longo caminho.10ª Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.
PROJETO ARARIBÁ: historia/ organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Maria Raquel Apolinário. - 2. Ed.- São Paulo: Moderna, 2007.
FILME: GUERRA DE CANUDOS (1997)
Com: Paulo Betti, Marieta Severo, José Wilker e Cláudia Abreu no elenco, chega aos cinemas, em 3/10/1997, Guerra de Canudos. Dirigido por Sérgio Resende, o filme foi rodado em uma cidade cenográfica. A fotografia é de Estevam Avellar, com produção de Marina Leal.

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