segunda-feira, 31 de março de 2014

A Comissão da Verdade visa investigar os crimes cometidos por agentes do Estado ao longo do século XX.


 
Integrantes da Comissão da Verdade empossados pela presidente Dilma Rousseff
Integrantes da Comissão da Verdade empossados pela presidente Dilma Rousseff
No ano de 2012, o Governo Federal nomeou um grupo de juristas e professores incumbidos de integrar a chamada Comissão da Verdade. Tal comissão tem por objetivo realizar investigações sobre os vários crimes cometidos pelo Estado brasileiro entre os anos de 1937 e 1985.  Nesse recorte temporal há interesse especial em buscar os crimes que aconteceram nos dois regimes ditatoriais desse período: o Estado Novo, criado no governo de Getúlio Vargas entre 1937 e 1945, e a Ditadura Militar, ocorrida entre 1964 e 1985.
A importância dessa ação se concentra em revelar vários incidentes de abuso de poder onde, usualmente, agentes que representavam o governo promoveram prisões, torturas e mortes que contrariavam o respeito aos direitos humanos e a constituição de uma cultura democrática no país. Para tanto, uma série de arquivos mantidos sob sigilo serão consultados e nomes envolvidos em tais incidentes serão chamados com o intuito de depor nessa mesma comissão.
Ao contrário do que alguns sugerem, a Comissão da Verdade não terá poderes para realizar processos criminais contra as pessoas que comprovadamente cometeram algum tipo de crime dessa natureza. Tal poder punitivo, principalmente no que se refere aos fatos ocorridos na Ditadura Militar, não existirá, pois, no ano de 1979, o governo brasileiro assinou a Lei da Anistia, que concedeu perdão aos militares e militantes de esquerda.
Segundo algumas estimativas preliminares, a Comissão da Verdade terá a missão de cumprir a investigação de mil crimes acontecidos nessa época. Uma primeira lista de crimes foi produzida pela Comissão da Anistia e pela Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos, que contabilizou mais de 450 incidentes. Uma segunda foi organizada pela Secretaria de Direitos Humanos e cita 370 vítimas. Por fim, ainda há 119 vítimas que surgiram por denúncias diversas.
Mesmo não tendo função punitiva, a Comissão será bastante importante para revelar uma série de ações que marcaram essa época. Até hoje, temos uma guerra de versões sobre diversos fatos dessa época. A partir do trabalho da comissão teremos a exposição pública de uma série de documentos que poderão aprofundar nossa compreensão sobre a história brasileira e, principalmente, reforçar as lutas que marcaram a consolidação do regime democrático em nosso país.
É importante frisar que o trabalho da Comissão da Verdade não pode ter a pretensão de impor uma visão única sobre a verdade desse período.  Antes de qualquer coisa, devemos esperar da comissão uma oportunidade de compreender melhor a nossa história. Ao mesmo tempo, a partir da publicidade dos documentos, será possível realizar outras e novas pesquisas capazes expor novas perspectivas de entendimento e verdades sobre os períodos em que os direitos individuais e a democracia foram seriamente violados.

Por Rainer Gonçalves Sousa
Colaborador Brasil Escola
Graduado em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG
Mestre em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG

FONTE: http://www.brasilescola.com/historiab/comissao-verdade.htm

50 ANOS DO GOLPE MILITAR NO BRASIL

O POVO apresenta 50 depoimentos sobre o Golpe Militar de 1964



Depoimentos sobre a ditadura no Brasil

No ano em que o golpe militar de 1964 completa 50 anos, O POVO colheu 50 depoimentos sobre um dos períodos mais sombrios do Brasil.Personagens dos mais diversos naipes emprestam as memórias pessoais para se tentar construir outras versões sobre o que foi aquele tempo que durou 21 anos (1964-1985) e seus desdobramentos na história política do País.

Confissões como a do bispo Aloísio Lorscheider que revelou profundo incômodo porque não atuou o suficiente no caso da prisão dos dominicanos e contra os abusos da ditadura. “Nós começamos a protestar contra as torturas e saiu um documento, mas demorou muito para nos decidirmos. Nós não acreditávamos que havia tortura no Brasil”, palavras do religioso.

Também memórias de personagens influentes na época, como o então deputado Adauto Bezerra. E Virgílio Távora, governador que esteve na corda bamba.

As vozes dos personagens que estão no caderno especial “50 narrativas para entender a ditadura no Brasil” foram colhidas pelo repórteres do O POVO ou extraídas de entrevistas históricas publicadas nas páginas do jornal nestes anos.

FONTE: http://www.opovo.com.br/especiais/ogolpe50anosdepois/

sexta-feira, 28 de março de 2014

A revista francesa “France Football” publicou em 12 páginas de sua edição nº 3537, do dia 28 de janeiro de 2014, uma reportagem de capa, intitulada “Peur sur le mondial”, que seria algo mais ou menos do tipo “Medo do mundial”.

Se você ler isso e não sentir “vergonha”, você não é um brasileiro de verdade

Capa da revista francesa France Football desta semana, 28 de janeiro de 2014

A revista francesa “France Football” publicou em 12 páginas de sua edição nº 3537, do dia 28 de janeiro de 2014, uma reportagem de capa, intitulada “Peur sur le mondial”, que seria algo mais ou menos do tipo “Medo do mundial”. 


A reportagem do respeitado meio de comunicação francês relata ao pé da letra e em boas verdades tudo que está acontecendo no Brasil nos últimos anos. Acredito que se você ler essa publicação até o final vai sentir muita vergonha. Infelizmente nosso país está virando motivo de “chacota” internacional. E o pior, infelizmente eles tem razão no que dizem. 

“MAS LEIA ATÉ O FINAL, O BRASILEIRO TAMBÉM TEM FAMA DE NÃO LER TEXTOS GRANDES.”



ALGUNS TRECHOS DA REVISTA FRANCESA COM TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS:
 - Apesar do lema brasileiro: “Ordem e Progresso”, o que menos se vê na preparação deste mundial, é Ordem ou Progresso. 
- A FIFA não pediu o Brasil para sediar a Copa, foi o Brasil que procurou a FIFA e fez a proposta. 
- A corrupção no Brasil é endêmica, do povo ao governo. 
- A burocracia é cultural, tudo precisa ser carimbado, gerando milhões para os Cartórios.
 - Tudo se desenvolve a base de propinas. 
- Todo o alto escalão do governo Lula está preso por corrupção, mas os artistas e grande parte da população acham que eles são honestos, e fazem campanhas para recolher dinheiro para eles.
 - Hoje, tudo que acontece de errado no Brasil, a culpa é da FIFA, antes era dos EUA, já foi de Portugal, o brasileiro não tem culpa de nada. 
- O Brasileiro dá mais importância ao futebol do que à política. 
- O Brasileiro elege jogadores de futebol para cargos públicos.
 - Romário (ex-Barcelona) é hoje deputado. Aproveita o descontentamento com a Copa para se autopromover, mas nunca apresentou um projeto de lei sobre saúde ou educação. Sua meta é dar ingresso da Copa para pobre(como se essa fosse a prioridade para um pobre brasileiro) 
- O Deputado mais votado do Brasil é um palhaço analfabeto e banguela, que faz uma dança ridícula, com roupas igualmente ridículas, e seu bordão é: “pior que está não fica”. Será?
 - Em uma das músicas deste palhaço analfabeto ele diz: “Ele é ladrão, mas é meu amigo!”, Isso traduz bem o espírito do Brasileiro. (http://letras.mus.br/tiririca/176533/) 
- Brasileiros se identificam com analfabetos.
 - A carga tributária do Brasil é altíssima maior que a da França, e os serviços públicos são péssimos comparáveis aos do Congo. - Mas o Brasileiro médio pensa que ele mora na Suíça. Quem está lá, na verdade, é a FIFA. 
- Há um dito popular que diz que “Deus é brasileiro”. 
- A FIFA, como imagem institucional, busca não associar-se a ditaduras. Tanto que excluiu a África do Sul na época do Apartheid e, ao contrário do COI, recusou a candidatura da China, apesar das ótimas condições que o país oferecia. Mas o Brasil, sede da Copa, vive um caso de amor com ditaduras.
 - O Brasil pleiteava uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU, para sentar-se ao lado França, mas devido ao seu alinhamento com ditaduras, a França já se manifestou contrariamente.
 - A Presidente Brasileira parece estar alienada da realidade e diz que será o melhor mundial de todos os tempos, isso, melhor que o do Japão, dos EUA, da França, da Alemanha.


Só ela pensa assim, na FIFA se fala em maior erro estratégico da história da Instituição. 

CONFRONTOS: - Ano passado os brasileiros saíram as ruas para manifestar, pela primeira vez se viu um movimento assim num país acostumado a inércia, mas o Governo disse que eles eram baderneiros e reprimiu o movimento com violência. 2 mortos, mais de 2000 feridos, mais de 2000 prisões. Ninguém responsabilizado…
- Há um movimento chamado “Black Blocs” que ameaça revidar a violência do Governo. - Há um # hastag que já foi repetido mais de 500.000.000 de vezes em redes sociais e ameaça #naovaitercopa
- Os próprios brasileiros pedem para os estrangeiros não irem para o Brasil. Há milhares de vídeos feitos por brasileiros neste sentido:



- O governo brasileiro acaba de gastar 400 milhões de Euros com compras de armas para a polícia e disse estar disposto a colocar o exército na rua para proteger a Copa contra os. Brasileiros (???) Isso mesmo, o governo está ameaçando seu próprio povo.
 - Há um movimento de alguns jogadores de futebol, liderado pelo ídolo do Lyon (França) Juninho Pernambucano, chamado “Bom Senso”, pedindo conscientização dos jogadores. - Analisando os países sedes desde 1970, o número de mortes em estádios, nos 16 anos prévios a cada edição da Copa:
› México: (1970): 06 mortes; 
› Alemanha (1974): 00 mortes; 
› Argentina (1978): 04 mortes; 
› Espanha (1982): 00 mortes; 
› México (1986): 12 mortes; 
› Itália (1990): 00 mortes; 
› EUA (1994): 00 mortes;
› França (1998): 00 mortes;
› Japão (2002): 00 mortes;
› Coreia do Sul (2002): 00 mortes;
› Alemanha: (2006): 00 mortes; 
› África do Sul: (2010): 17 mortes;
› Brasil: (2014): 234 mortes;



OBRAS:

- O Brasil foi o país que teve mais tempo na história de todos os mundiais para prepará-lo: 7 anos, mas o Brasil é o mais atrasado.
- O Francês Jérome Valcke, secretário geral da FIFA criticou o Brasil pelos atrasos. O governo brasileiro disse que não conversaria mais com Jérome Valcke. 
- A França teve apenas 3 anos, e finalizou as obras 1 ano e 2 meses antes. 
- A África do Sul teve 5 anos, e terminou com 5 meses de antecedência. 
- Há pouco mais de 3 meses da Copa, o Brasil ainda tem que fazer 15% do previsto.
- O custo do “Stade de France” foi de 280 milhões de Euros(o mais caro da França), uma vergonha se comparado ao “Olimpiastadium” sede da final da Copa da Alemanha em 2006, que consumiu menos de 140 milhões de Euros. 
- Mas perto do Brasil isso não é nada. Cada estádio custa em média mais de 1/2 bilhão de Euros. 
- E o dinheiro sai do bolso do Brasileiro. Tudo é financiado com recursos públicos. Na França tudo foi financiado com recursos privados. 
- Mas o custo não é alto porque os trabalhadores recebem muito. Os trabalhadores recebem salários de fome. 
- As empreiteiras é que ganham muito e há muita corrupção para os políticos. - Não há segurança para os trabalhadores, acidentes e mortes são comuns. Na França o número de mortes nas construções foi 0(zero) 
- Mesmo com os milhões a mais, os Estádios são ruins. 
- Em 2007 o Brasil construiu um estádio para o Panamericano do Rio e homenageou quem???? Um diretor da FIFA, um brasileiro, corrupto para variar: João Havelange! No Brasil corruptos recebem homenagens. 
- O estádio era tão ruim que não durou nem 6 anos. Isso mesmo, 6 anos…. - Hoje o estádio está interditado e não recebe mais jogos. Detalhe: custou mais de 150 milhões de Euros(mais do que o Estádio do Olympic de Marseille), e hoje serve de ninho para pombos. - Na França, os Estádios são multi-uso, servem para competições olímpicas, jogos de Rugby, e são centro de lazer, com lojas e restaurantes e estacionamento nos outros dias da semana. No Brasil são usados só para jogos. 
- Em Brasília estão construindo um Estádio para 68.000 pessoas, sendo que o time local está na quarta divisão do campeonato brasileiro e tem média de público de 600 pagantes.
 Tudo com financiamento público. 
- Em São Paulo há 2 estádios, Morumbi e Pacaembú, ao invés de reformá-los, construíram um 3o. estádio, Itaquerão, 23km do centro da cidade e sem metrô até lá. 
- O ex-presidente Lula, torcedor do Corinthians, empenhou-se pessoalmente para que construíssem este estádio em vez de reformar um dos outros 2 já existentes. 
- Exceto seus correligionários, ninguém acredita que Lula foi movido por amor ao “Timão” .
- Lula é amigo íntimo de Marcelo Bahia, Diretor da Odebrecht, vencedora da licitação. Um reforma custaria menos de 100 milhões de Euros, um novo estádio tinha previsão de custo inicial de 300 milhões de Euros (mas já passou de 500 milhões) um dos mais caros da história da humanidade. Lula e Marcelo são constantemente vistos em caríssimos restaurantes de Paris, tomando bons vinhos franceses. Lula, claro, se declara socialista. - Este estádio é igualmente ruim, alagamento, péssima infraestrutura, e antes mesmo de inaugurar já caiu, matando funcionários. (http://oglobo.globo.com/esportes/video-mostra-momento-do-acidente-no-itaquerao-10911765)

 TRANSPORTES: 

- A atual presidente Dilma Rousseff garantiu que faria um trem-bala, nos moldes do TGV Francês, que ligaria 4 cidades-sede: SP-RJ-BH-Brasilia. 
A promessa está gravada em redes sociais. (http://www.estadao.com.br/noticias/esportes,governo-garante-trem-bala-pronto-ate-a-copa-de-2014,381839,0.htm) 
- Em 2009 foram aprovados 13 bilhões de Euros no PAC, uma soma gigantesca de dinheiro, suficiente para construir um TGV de Paris a Cabul no Afeganistão. Nunca se viu um orçamento tão alto. 
- Mas o dinheiro desapareceu e nem um único centímetro do TGV brasileiro foi construído. - Nenhum brasileiro cobra da Dilma a responsabilidade sobre a promessa do trem bala. - Nenhuma das cidades-sede tem metrô até o Aeroporto. 
- O taxis são caríssimos e os taxistas fazem trajetos mais longos com os estrangeiros que não conhecem a cidade. 
- Aprenda Português pois os Taxistas não falam nem espanhol, francês não existe. Inglês nem pensar??? - Para os taxistas não há cursos de inglês financiados pelo governo, mas para as prostitutas sim. Parece piada, mas é verdade: (http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2013/01/1211528-prostitutas-de-bh-tem-aulas-gratis-de-ingles-para-se-preparar-para-a-copa.shtml) 
- É assim que o Brasil está se preparando para receber os turistas, ensinando inglês para as prostitutas. Pergunte se há um programa assim para policiais??? 
- Metrôs não funcionam bem, não cobre nem 10% das cidades ou simplesmente não existem. - Os ônibus são precários, com muitos atrasos. 
- O sistema de ônibus é complicadíssimo e ineficiente. 
- Diariamente os ônibus são atacados por gangues que lhes ateiam fogo sob ordem de criminosos ou simplesmente para protestar. 
- Às vezes não dá tempo do passageiro sair correndo e morre carbonizado. - Ninguém é preso, mas as autoridades dizem: “estamos investigando…” 
- O aeroporto da Megalópolis São Paulo tem uma capacidade de receber vôos inferior ao Aeroporto da pequena cidade de Orly, no interior da França. 
- Os preços de passagens de aviões dispararam. Por um trajeto de 400km chegam a cobrar 1.000Euros durante a copa. 
- Como o Brasil não tem infraestrutura, não aproveitará a alta demanda, devendo permitir que empresas aéreas estrangeiras atuem durante a Copa, o lucro virá para a Europa ou os EUA. 
- Aluguel de carros é caríssimo, e, como disse um ex-presidente brasileiro, Fernando Collor, também afastado por corrupção, os carros brasileiros são carroças, sem os principais itens de segurança. 
- Muito cuidado ao dirigir, o trânsito é uma selvageria. Sinalização, quando existe, é exclusivamente em português. 
- Ônibus lotados a toda velocidade, dividem faixas com carroças, mendigos que puxam carros de ferro-velho, motoqueiros cruzando faixas sem sinalizar, pessoas xingando, engarrafamentos de horas. Em São Paulo chega a passar de 300km de engarrafamento, dentro da cidade, o maior da humanidade. -
 Faixa de pedestre não serve para nada, não espere que os carros parem. Atropelam, matam e fogem. - Não tente andar de bicicleta, será atropelado ou roubado. 
- As estradas estão caindo aos pedaços, sem sinalização e o número de mortes em acidentes de trânsito em 2008 foi de 57.166, na França, 399, ou seja, quase 15.000% a mais de mortes, e levando em conta que no Brasil não há acidentes por neve ou gelo na pista. 
- Apesar do Brasil ser autossuficiente em petróleo e estar do lado de países da OPEP, como Venezuela e Equador, a gasolina uma das mais caras do mundo, e de péssima qualidade, misturada com etanol e solvente de borracha, não há fiscalização nos postos. 
- Mas o Brasileiro defende o monopólio do petróleo. É o único país do mundo onde os consumidores acham que o monopólio é bom para o consumidor, e não para o monopolista. 
- Não existe transporte fluvial, apesar de ser o país com mais rios no mundo. O Brasil deveria investir em barcos, todo ano as cidades alagam.



- As autoridades dizem que foram pegas de surpresa! - Não há transporte por trens.
- Não há transporte por trens.

SAÚDE:
- Reze para não ter problemas de saúde enquanto estiver alí. 
- Vacina contra febre amarela é recomendada. 
- Use repelentes, no Brasil ainda há pessoas morrendo com dengue, malária ou doença de chagas, já erradicadas na França no século XVIII.
- Faça um seguro de saúde privado antes de ir ao Brasil. 
- Médicos privados cobram mais de 100Euro por consultas de 20 minutos. 

- Os hospitais públicos são péssimos, comparáveis a zonas de guerra.


- Nos últimos 10 anos o número de leitos em hospitais públicos caiu 15%. (http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/em-11-anos-taxa-de-leitos-hospitalares-caiu-15-no-brasil-o-bravateiro-no-entanto-dava-licoes-a-obama-vinda-de-cubanos-serve-para-demonizar-medicos-brasileiros-e-e-projeto-ideologico-dos-paises-do/) 
- O Brasil precisa importar médicos de Cuba, já que não tem competência para formar médicos no próprio país. Acredite: Há um programa governamental para isso. 
- O Brasil gasta apenas 4% do seu PIB com saúde, e 12% com pagamentos de funcionários públicos. Nos últimos anos o gasto com funcionários cresceu, e com saúde encolheu. 
- A França gasta 12% com saúde e 4% com funcionalismo. 
- Resultado: Brasil é 72. entre 100 países pesquisados pela OMS, a França 7. 
- O craque Zinédine Zidane já era mal visto no Brasil, por ser responsável direto por 2 derrotas humilhantes da “canarinha” em mundiais. Ao saber que o Brasil sediaria a Copa, Zidane afirmou que o Brasil tinha outras prioridades, como a saúde, não os Estádios. 
- Ronaldinho Fenômeno rebateu a frase dizendo que “não se faz copa com hospitais”.


A frase de Ronaldinho Fenômeno virou hit no Twitter e record e visualizações no youtube. 
- O Pelé pediu para os Brasileiros esquecerem os problemas e curtirem a Copa. 



- Paris é a cidade mais visitada do mundo, com quase 20 milhões de turistas / ano. São Paulo é menos visitada que a pequena Benidorm na Espanha, ou que a cinza Varsóvia, na Polônia ou a poluída Chenzen na China. 
- São Paulo perde para Buenos Aires, Cuzco e outras cidades Sulamericanas. 
- Nem no Brasil é a mais visitada. Ninguém faz turismo em São Paulo. - Amarga o posto 68 na lista das mais visitadas do mundo. 
- No entanto, um hotel em São Paulo custa em média 40% mais do que se hospedar em um equivalente hotel em Paris. 
- Na época da Copa, um hotel de baixa qualidade em São Paulo chega a pedir 800Euros por noite. 
- Os brasileiros não tem hábito de intercambiar casas, alugar sofás ou hospedar pessoas por sites em internet. 
- Leve adaptador de tomada. O Brasil adotou um sistema que só existe no Brasil, e muda a cada 4 ou 5 anos, gerando milhões para algumas empresas. 

TELECOMUNICAÇÕES:
- Minuto de celular mais caro do mundo. (http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2013/10/1352956-minuto-do-celular-no-brasil-e-o-mais-caro-do-mundo.shtml) 
- O sinal é péssimo, um dos piores do mundo. 
- 4G não existe na maioria das cidades. 
- A internet é horrível e caríssima. Para o Brasil chegar aos níveis do Iraque deveria dobrar o investimento em banda larga. (http://veja.abril.com.br/noticia/vida-digital/conexao-de-internet-no-brasil-e-mais-lenta-que-no-iraque-e-cazaquistao) 

SEGURANÇA: 

- Se você não gostou do que leu até agora, o pior está aqui. 
- No Brasil há mais assassinatos que na Palestina, no Afeganistão, Síria e no Iraque JUNTOS. - No Brasil há mais assassinatos que em toda a AMÉRICA DO NORTE + EUROPA + JAPÃO + OCEANIA. 
- A guerra do Vietnã matou 50.000 pessoas em 7 anos. No Brasil se mata a mesma quantidade em um ano. 
- Ano passado foram 50.177 segundo o governo, segundo a ONGs superam 63.000 mortes. - Todo brasileiro conhece alguém que foi assassinado. 
- 1% dos casos resultam em prisão. 
- Este 1% não chega a cumprir 1/6 da pena, e é beneficiado por vantagens que se dão aos criminosos. 
- As prisões parecem masmorras e não recuperam. 
- Rebeliões com dezenas de mortos, pessoas decapitadas, esquartejadas são frequentes. 
- Recomenda-se levar uma pequenas quantidade de dinheiro para caso de assaltos. É comum assassinarem as pessoas que nada tem para o assalto. 
- Não leve o cartão consigo, você pode ser vítima de uma espécie de sequestro que só tem no Brasil: “Sequestro Relâmpago”. 
- Não use relógios, máquinas fotográficas, celulares, pulseiras, brincos, colares, anéis, bolsas caras, bonés caros, óculos caros, tênis caro, etc… vista-se da forma mais simples possível. - Se for assaltado, não reaja. 
- Não ande pelas ruas após as 22hs. 
- Caixas eletrônicos não funcionam após as 22h30, devido aos assaltos. Os políticos, no lugar de aumentar a segurança, tiveram a brilhante idéia de proibir o cidadão de bem de tirar dinheiro do caixa. - Os bancos fecham as 15hs. 
- Só faça câmbio em bancos ou casas autorizadas. Existe uma grande quantidade de moeda falsa e estrangeiros são alvo fácil. 
- Policiais são monoglotas. Aprenda frases como: “Eu fui assaltado”; “preciso de ajuda”, “estou ferido”, “sou francês, leve-me ao consulado por favor” 
- Há falsas blitz para assaltar pessoas. 

CONCLUSÃO:

- O que falta no Brasil é educação. Os números são assustadores, mesmo quando comparados com seus vizinhos sulamericanos. 
- O Brasil tem uma porcentagem de universitários menor que o Paraguai; 
- Apenas 3% dos Brasileiros são bilingues. 
- A Argentina tem 5 prêmios Nobel, a Colombia 3, o Chile 3, a Venezuela 1, a Colombia 4, o Brasil??? Zero! 
- Entre as 300 melhores Universidades do mundo, não tem nenhuma Universidade Brasileira. - O país tem 9% de analfabetos; 
- No Brasil há 33.000.000 de analfabetos funcionais. 
- Ano passado surgiram 300.000 novos analfabetos. 
- No ranking da ONU de 2012 o Brasil, que já estava mal colocado, caiu mais 3 posições, e hoje é o número 88 no mundo. (A França é 5.) 
- O Brasil fica atrás de Belize, Ilhas Fiji, Tchad, Azerbaijão, Ilhas Maurícios, Uzbequistão, Mongólia, Paraguai, Trinidad e Tobago, Belarus, Tijiquistão, Botswana, São Tomé e Príncipe, Namíbia, Santa Lúcia, Moldavia…. até atrás da Palestina em guerra, o Brasil conseguiu ficar. - UMA VERGONHA INTERNACIONAL mas o brasileiro está muito feliz de ser pentacampeão de futebol. Nos corredores da FIFA já se admite que foi o maior erro da história da Instituição eleger o Brasil como sede. O que se fala é que os dirigentes deveriam ter ouvido o grande Estadista Francês Charles de Gaulle, quando disse:

“O Brasil não é um país sério” 
fran_pelada_bbb_14

“Os franceses só cometeram um pequeno erro, esqueceram de falar sobre a TV aberta brasileira, que possui cenas como a da imagem acima de uma rede de TV manipuladora que faz o que quer com a população.” 


FONTE:http://www.fatosociais.com.br/2014/02/se-voce-ler-isso-e-nao-sentir-vergonha.html?m=1

21 Fotos curiosas mostrando como é a fronteira entre alguns países


Você já teve a curiosidade de descobrir como são as fronteiras entre alguns lugares? Mostraremos aqui as divisas curiosas entre diversos países!
Se pisar aqui você está nos Estados Unidos, mas com um passo a mais você chegará ao Canadá. Confira 21 incríveis fronteiras pelo mundo:

1 – Argentina, Paraguai e Brasil – A Tríplice Fronteira, local ponto de encontro entre os rios Iguaçu e Paraná.

fronteira-1

2 – Noruega e Suécia – Árvores foram retiradas, formando um longo caminho que divide os países.

fronteira-2

3 – Reino Unido e Espanha

fronteira-3

4 - Haiti e República Dominicana – Com leis limitadas contra o desmatamento, percebe-se a clara diferença entre o Haiti (esquerda) e a República Dominicana (direita).

fronteira-4

5 - Estados Unidos e México – Divisão entre Nogales, Arizona (esquerda) e Nogales, Sonora (direita). A fronteira entre Estados Unidos e México é a mais atravessada do mundo.

fronteira-5

6 - Costa Rica e Panamá – A ponte sobre o rio Sixaola cruza a borda natural entre os dois países da América Central.

fronteira-6

7 - China e Nepal – O cume da montanha mais alta do planeta, o Monte Everest, marca a fronteira entre o Nepal e a China.

fronteira-7

8 – Argentina e Brasil - As Cataratas do Iguaçu marcam a fronteira entre o estado do Paraná e a província argentina de Misiones.

fronteira-8

9 - Polônia e Ucrânia – Esta parte da fronteira entre os dois países é decorada todos os anos para um festival de arte local.

fronteira-9

10 - Argentina e Chile – Essa estátua de Jesus Cristo localizada no alto dos Andes define a divisão entre as duas nações sul-americanas.

fronteira-10

11 - Afeganistão e Paquistão – Soldado americano vigiando o Torkham Gate, que divide o Afeganistão do Paquistão.

fronteira-11

12 - Estados Unidos e Canadá – Essa é a mais extensa fronteira internacional do mundo, com cerca de 8851 km.

fronteira-12
Em outro ponto:
fronteira-12-2

13 - Egito e Israel – foto tirada pelo astronauta canadense, Chris Hadfield, mostrando o Egito, à esquerda, e Israel, à direita.

fronteira-13

14 - Áustria, Hungria e Eslováquia – Uma curiosa mesa de piquenique marca o local onde as fronteiras dos três países se encontram.

fronteira-14

15 - Espanha e Marrocos – cercas para impedir a imigração ilegal para a Espanha marcam a divisa entre Ceuta e Melilha, duas cidades espanholas totalmente cercadas pelo Marrocos.

fronteira-15

16 - Coréia do Norte e Coréia do Sul

fronteira-16

17 - Brasil e Bolívia – A fronteira definida por um rio mostra a diferença do desmatamento na floresta tropical do Brasil (verde claro) e da Bolívia (verde escuro).

fronteira-17

18 – Hemisférios Norte e Sul – Não é uma fronteira nacional, mas este parque marca o ponto onde os dois hemisférios se encontram.

fronteira-18

19 - China e Índia

fronteira-19

20 - Bélgica, Países Baixos e Alemanha

fronteira-20

21 – Holanda e Bélgica – A fronteira da cidade de Baarle (dividida entre Holanda e Bélgica) é a fronteira mais confusa do mundo. Toda a cidade é cercada pela Holanda, mas possui 26 “pedaços de cidade” pertencentes à Bélgica. Por isso existem marcações de fronteira, como a da foto, em todos os lugares para esclarecer as coisas.

fronteira-21


Leia mais: http://www.tudointeressante.com.br/2014/03/21-fotos-curiosas-mostrando-como-e-a-fronteira-entre-alguns-paises.html#ixzz2xGEhG7SF


FONTE: http://www.tudointeressante.com.br/2014/03/21-fotos-curiosas-mostrando-como-e-a-fronteira-entre-alguns-paises.html

Lista de presidentes do Brasil

Esta lista completa de presidentes da República Federativa do Brasilcompreende as 34 pessoas que exerceram a chefia de governo e de estado da nação na história do Brasil desde a Proclamação da República em 15 de novembro de 1889 até os dias atuais, incluindo as duas juntas militares provisórias.1 Os mandatários anteriores à República estão arrolados na lista de governantes do Brasil.
Esta lista enumera somente os presidentes que foram oficialmente empossados no cargo, não fazendo parte da contagem as duas juntas governativas (19302 e 19693 ) e os três presidentes (Rodrigues AlvesTancredo Neves e Júlio Prestes), que não puderam ser empossados no cargo, dois por falecimento e um por golpe de Estado. A última coluna indica a seqüência numérica dos mandatosconstitucionais que, em tempos de crise institucional, são apenas indicativos. Dessa forma, reflete o tempo interrupto no cargo exercido por uma só pessoa, por exemplo, Fernando Henrique Cardoso serviu dois mandatos consecutivos, portanto é contado como presidente no 25º e 26º mandatos. Por causa disto, apesar de conter 36 presidentes, são listados 29 mandatos presidenciais.4
A atual presidente do Brasil é Dilma Rousseff, que foi conduzida ao cargo através das eleições presidenciais de 2010.5
As cores indicam a forma como cada presidente foi eleito, sendo os presidentes eleitos por sufrágio direto, que inclui também os vice-presidentes eleitos, e presidentes eleitos por sufrágio indireto ou empossados através de movimentos revolucionários, incluindo aqueles que assumiram na qualidade de substitutos legais não eleitos diretamente.
A história republicana brasileira é muito conturbada e, mesmo usando critérios mínimos (por exemplo, não ter chegado ao poder por meio de golpe e ter sido eleito por sufrágio direto, democrático e universal, e não ter modificado as regras eleitorais para se prolongar sua permanência no poder), poucos presidentes podem ser considerados plenamente democráticos.

Presidentes[editar | editar código-fonte]

  Presidentes eleitos diretamente
  Presidentes eleitos indiretamente
PresidenteInício do mandatoFim do mandatoPartidoVice-presidente(s)Referências e notasMandato
(Eleições)
Primeira República Brasileira (1889-1930)
1Deodoro da FonsecaDeodoro da Fonseca (1889).jpg15 de novembro de 188923 de novembro de 1891Nenhum(militar)Floriano Peixotonota 1 nota 2 6Prov.
1
(1891)
2Floriano PeixotoFloriano Peixoto (1891).jpg23 de novembro de 189115 de novembro de 1894nenhum7
3Prudente de MoraisPrudentedemorais.jpg15 de novembro de 189415 de novembro de 1898Partido
Republicano Federal

PR Federal
Manuel Vitorino82
(1894)
4Campos SalesCampos Sales.jpg15 de novembro de 189815 de novembro de 1902Partido
Republicano Paulista

PRP
Rosa e Silva93
(1898)
5Rodrigues AlvesRodrigues Alves 3.jpg15 de novembro de 190215 de novembro de 1906Silviano Brandão
Afonso Pena
104
(1902)
6Afonso PenaAfonso Pena.jpg15 de novembro de 190614 de junho de 1909Partido
Republicano Mineiro

PRM
Nilo Peçanhanota 3 115
(1906)
7Nilo PeçanhaNilo Peçanha 02.jpg14 de junho de 190915 de novembro de 1910Partido
Republicano Fluminense

PRF
nenhum11
8Hermes da FonsecaHermes da Fonseca (1910).jpg15 de novembro de 191015 de novembro de 1914Partido
Republicano Conservador

PRC
Venceslau Brásnota 4 126
(1910)
9Venceslau BrásVenceslau Brás.jpg15 de novembro de 191415 de novembro de 1918Partido
Republicano Mineiro

PRM
Urbano Santos137
(1914)
Rodrigues AlvesRodrigues Alves 3.jpgMorreu antes de tomar possePartido
Republicano Paulista

PRP
Delfim Moreiranota 5 108
(1918)
10Delfim Moreira
(interino)
Delfim Moreira (1918).jpg15 de novembro de 191828 de julho de 1919Partido
Republicano Mineiro

PRM
nenhum14
11Epitácio PessoaEpitacio Pessoa (1919).jpg28 de julho de 191915 de novembro de 1922Delfim Moreira
Bueno de Paiva
nota 68
(1919)
12Artur BernardesArtur Bernardes (1922).jpg15 de novembro de 192215 de novembro de 1926Estácio Coimbra159
(1922)
13Washington LuísWashington Luís (foto).jpg15 de novembro de 192624 de outubro de 1930Partido
Republicano Paulista

PRP
Fernando de Melo Viananota 710
(1926)
Júlio PrestesJúlio Prestes 1930.jpgNão assumiu por causa da Revolução de 1930Vital Soaresnota 811
(1930)
Era Vargas (1930-1945)
Augusto Tasso Fragoso
Isaías de Noronha
João Mena Barreto
(Junta Governativa Provisória de 1930)
Juntagovernativa1930.png24 de outubro de 19303 de novembro de 1930Nenhum(militares)nenhumnota 911

12

13
14Getúlio VargasGetulio Vargas (1930).jpg3 de novembro de 193029 de outubro de 1945Aliança Liberal
AL
nota 10
15José Linhares
(interino)
Jose Linhares.jpg29 de outubro de 194531 de janeiro de 1946nenhumnota 11
Segunda República Brasileira (1945-1964)
16Eurico Gaspar DutraGASPARDUTRA.jpg31 de janeiro de 194631 de janeiro de 1951Partido
Social Democrático

PSD
Nereu Ramos1614
(1945)
17Getúlio VargasGetulio Vargas (1930).jpg31 de janeiro de 195124 de agosto de 1954Partido
Trabalhista Brasileiro

PTB
Café Filhonota 1215
(1950)
18Café FilhoCafe Filho.jpg24 de agosto de 19548 de novembro de 1955Partido
Social Progressista

PSP
nenhumnota 13
19Carlos Luz
(interino)
CarlosLuz.jpg8 de novembro de 195511 de novembro de 1955Partido
Social Democrático

PSD
nenhumnota 14
20Nereu Ramos
(interino)
Presidente Nereu Ramos.jpg11 de novembro de 195531 de janeiro de 195617
21Juscelino KubitschekJuscelino.jpg31 de janeiro de 195631 de janeiro de 1961Partido
Social Democrático

PSD
João Goulart1816
(1955)
22Jânio QuadrosJanio Quadros.png31 de janeiro de 196125 de agosto de 1961Partido
Trabalhista Nacional

PTN
nota 1517
(1960)
23Ranieri Mazzilli
(interino)
Ranieri Mazzilli (1961).jpg25 de agosto de 19617 de setembro de 1961Partido
Social Democrático

PSD
nenhumnota 16
24João GoulartJango.jpg7 de setembro de 19611 de abril de 1964Partido
Trabalhista Brasileiro

PTB
nenhumnota 17
Regime Militar (1964-1985)
25Ranieri Mazzilli
(interino)
Ranieri Mazzilli (1961).jpg2 de abril de 196415 de abril de 1964Partido
Social Democrático

PSD
nenhumnota 18
26Humberto Castelo BrancoCastelobranco.jpg15 de abril de 196415 de março de 1967Aliança
Renovadora Nacional

ARENA
José Maria Alkmin1918
(1964)
27Artur da Costa e SilvaCosta e Silva.jpg15 de março de 196731 de agosto de 1969Pedro Aleixonota 1919
(1966)
Aurélio de Lira Tavares
Augusto Rademaker
Márcio de Sousa Melo

(Junta Governativa Provisória de 1969)
Juntagovernativa1969.png31 de agosto de 196930 de outubro de 1969Nenhum(militar)nenhumnota 20
28Emílio Garrastazu MédiciGarrastazu médici.jpg30 de outubro de 196915 de março de 1974Aliança
Renovadora Nacional

ARENA
Augusto Rademaker2020
(1969)
29Ernesto GeiselErnesto Geisel.jpg15 de março de 197415 de março de 1979Adalberto dos Santos2121
(1974)
30João FigueiredoFigueiredo.jpg15 de março de 197915 de março de 1985Partido
Democrático Social

PDS
Aureliano Chaves2222
(1978)
Nova República (1985-presente)
Tancredo NevesTancredo Neves.jpgMorreu antes de tomar possePartido do Movimento
Democrático Brasileiro

PMDB
José Sarneynota 2123
(1985)
31José SarneySarneyoficial.jpg15 de março de 198515 de março de 1990nenhum23
32Fernando CollorFernando collor.jpg15 de março de 199029 de dezembro de 1992Partido da
Reconstrução Nacional

PRN
Itamar Franconota 2224
(1989)
33Itamar FrancoItamarFrancoPresidente.jpg29 de dezembro de 19921 de janeiro de 1995nenhumnota 23
34Fernando Henrique
Cardoso
Fhc-color.jpg1 de janeiro de 19951 de janeiro de 2003Partido da Social
Democracia Brasileira

PSDB
Marco Maciel2425
(1994)
26
(1998)
35Luiz Inácio Lula da SilvaLula - foto oficial05012007 edit.jpg1 de janeiro de 20031 de janeiro de 2011Partido dos
Trabalhadores

PT
José Alencar2527
(2002)
28
(2006)
36Dilma RousseffDilma Rousseff - foto oficial 2011-01-09.jpg1 de janeiro de 2011em exercícioMichel Temer2629
(2010)

Observações

  1. Ir para cima
     Marechal Deodoro da Fonseca exerceu a presidência entre 15 de novembro de 1889 e 26 de fevereiro de 1891 na qualidade de chefe do Governo Provisório. Em 25 de fevereiro de 1891 foi eleito, pelo Congresso Constituinte, o primeiro presidente do Brasil, sendo formalmente empossado no dia seguinte.
  2. Ir para cima
     Em 3 de novembro de 1891, sentindo-se ameaçado, o Marechal Deodoro destituiu o poder legislativo. Vinte dias mais tarde, foi forçado a renunciar durante a Revolta da Armada, sendo substituído por seu vice-presidente, Floriano Peixoto.
  3. Ir para cima
     Afonso Pena morreu em 14 de julho de 1909 e seu mandato foi completado por seu vice, Nilo Peçanha.
  4. Ir para cima
     Hermes da Fonseca foi eleito por uma concertação de partidos adversários da oligarquia paulista. Foi membro-fundador do Partido Republicano Conservador idealizado porJosé Gomes Pinheiro Machado.
  5. Ir para cima
     Rodrigues Alves morreu antes de ser empossado para seu segundo mandato, sendo substituído por seu vice-presidente, Delfim Moreira, até a realização de nova eleição.
  6. Ir para cima
     Delfim Moreira morreu antes de ser empossado como vice-presidente de Epitácio Pessoa, sendo substituído pelo presidente do Senado Federal.
  7. Ir para cima
     Washington Luís, com menos de um mês para o fim de seu mandato, foi deposto pela Revolução de 1930.
  8. Ir para cima
     Júlio Prestes, eleito em 1 de março de 1930, não pôde assumir em virtude do mesmo golpe que depôs Washington Luís.
  9. Ir para cima
  10. Ir para cima
     Getúlio Vargas exerceu de facto a presidência entre 3 de novembro de 1930 e 20 de julho de 1934, na qualidade de chefe do Governo Provisório. Em 17 de julho de 1934 foi eleito, pela Assembléia Nacional Constituinte, o presidente da República, sendo formalmente empossado três dias depois. Em 10 de novembro de 1937 deu um golpe de estado que institui o Estado Novo e prorrogou seu período presidencial.
  11. Ir para cima
     José Linhares exerceu a presidência por convocação das Forças Armadas, na qualidade de presidente do Supremo Tribunal Federal, em razão da deposição do titular.
  12. Ir para cima
     Getúlio Vargas comete suicídio e foi substituído por seu vice-presidente Café Filho.
  13. Ir para cima
     Café Filho foi afastado por motivos de saúde, sendo substituído por Carlos Luz, presidente da Câmara dos Deputados.
  14. Ir para cima
     Carlos Luz, na qualidade de presidente em exercício, foi deposto e substituído pelo vice-presidente do Senado, Nereu Ramos.
  15. Ir para cima
     Jânio Quadros renunciou ao mandato em 25 de agosto de 1961.
  16. Ir para cima
     Ranieri Mazzilli assumiu interinamente na qualidade de presidente da Câmara dos Deputados por somente 14 dias, e não houve solenidade de posse.
  17. Ir para cima
     João Goulart foi deposto pelo Golpe Militar de 1964.
  18. Ir para cima
     Ranieri Mazzilli assumiu novamente na qualidade de presidente da Câmara dos Deputados. "O caráter transitório do segundo mandato presidencial de Ranieri Mazzilli dispensou a cerimônia e o assentamento da sua posse no Livro de Posse".
  19. Ir para cima
     Costa e Silva afastou-se do cargo em 31 de agosto de 1969 por problemas de saúde. As Forças Armadasimpediram a posse do vice-presidente, Pedro Aleixo, constituindo uma junta governativa provisória.
  20. Ir para cima
     Os ministros do Exército, da Marinha e da Aeronáuticaassumiram "o exercício temporário da Presidência da República", para o que não havia qualquer previsão constitucional. Os ministros militares proibiram que o emprego da expressão "junta militar" e, em 6 de outubro de 1969, declararam "extinto" o mandato do presidente Costa e Silva. A partir de 2011, contudo, a Lei nº 12.486, manda considerar Pedro Aleixo ex-presidente da República, para todos os efeitos legais.
  21. Ir para cima
     Tancredo Neves não pôde assumir a presidência por motivos de saúde e morreu depois de pouco mais de um mês da posse de seu vice-presidente, José Sarney.
  22. Ir para cima
     Fernando Collor foi afastado pela Câmara dos Deputados em 2 de outubro de 1992 e renunciou ao mandato em 29 de dezembro do mesmo ano.
  23. Ir para cima
     Itamar Franco assumiu interinamente na qualidade de vice-presidente até a data de renúncia de Fernando Collor, tomando posse 29 de dezembro de 1992.

Referências

  1. Ir para cima
     Alienados.net. Presidentes do BrasilCuriosidades. Página visitada em 15 de maio de 2010.
  2. Ir para cima
     JUNTA GOVERNATIVA (htm) (em português)Os Presidentes e a República. Portal Brasil. Página visitada em 15/05/2010.
  3. Ir para cima
     Junta Militar (1969) (php) (em português). Portal São Francisco. Página visitada em 15/05/2010.
  4. Ir para cima
     Todos os presidentes do Brasil (html) (em português). Duplipensar.net. Página visitada em 15/05/2010.
  5. Ir para cima
     Dilma Rousseff é a nova presidente do Brasil (HTML)(em português) pp. 1. Senado Federal (31 de Outubro de 2010). Página visitada em 1 de Janeiro de 2011 de 2010. Página visitada em 1 de Janeiro de 2010.
  6. Ir para cima
     Marechal Deodoro da Fonseca (jhtm) (em português).UOL EducaçãoUniverso Online. Página visitada em 17 de maio de 2010.
  7. Ir para cima
     GOVERNO FLORIANO PEIXOTO (htm) (em português). Mundo Educação. Página visitada em 17/05/2010.
  8. Ir para cima
     Presidente enfrenta Canudos (jhtm) (em português).UOL Educação. Universo Online. Página visitada em 17/05/2010.
  9. Ir para cima
     Funding loan e estabilidade (jhtm) (em português)UOL Educação. Universo Online. Página visitada em 17/05/2010.
  10.  
    Ir para:
    a b Revolta da Vacina e Acre (jhtm) (em português).UOL Educação. Universo Online. Página visitada em 17/05/2010.
  11.  
    Ir para:
    a b Crise na sucessão (jhtm) (em português)UOL Educação. Universo Online. Página visitada em 17/05/2010.
  12. Ir para cima
     Salvacionismo e revoltas (jhtm) (em português)UOL Educação. Universo Online. Página visitada em 17/05/2010.
  13. Ir para cima
     Início da industrialização (jhtm) (em português)UOL Educação. Universo Online. Página visitada em 17/05/2010.
  14. Ir para cima
  15. Ir para cima
     Artur da Silva Bernardeseducacao.uol.com.br. UOL. Página visitada em 24/04/2011.
  16. Ir para cima
     Presidente do Brasil - de 31/1/1946 a 31/1/1951.educacao.uol.com.br. UOL. Página visitada em 24/04/2011.
  17. Ir para cima
     Presidente do Brasil - de 31/1/1946 a 31/1/1951.educacao.uol.com.br. UOL. Página visitada em 24/04/2011.
  18. Ir para cima
     Presidente do Brasil - de 31/1/1946 a 31/1/1951.educacao.uol.com.br. UOL. Página visitada em 24/04/2011.
  19. Ir para cima
     Presidente do Brasil - de 31/1/1946 a 31/1/1951.educacao.uol.com.br. UOL. Página visitada em 24/04/2011.
  20. Ir para cima
     Presidente do Brasil - de 31/1/1946 a 31/1/1951.educacao.uol.com.br. UOL. Página visitada em 24/04/2011.
  21. Ir para cima
     Presidente do Brasil - de 31/1/1946 a 31/1/1951.educacao.uol.com.br. UOL. Página visitada em 24/04/2011.
  22. Ir para cima
     Presidente do Brasil - de 31/1/1946 a 31/1/1951.educacao.uol.com.br. UOL. Página visitada em 24/04/2011.
  23. Ir para cima
     Presidente do Brasil - de 31/1/1946 a 31/1/1951.educacao.uol.com.br. UOL. Página visitada em 24/04/2011.
  24. Ir para cima
     Presidente do Brasil - de 31/1/1946 a 31/1/1951.educacao.uol.com.br. UOL. Página visitada em 24 de abril de 2011.
  25. Ir para cima
     Presidente do Brasil - de 31/1/1946 a 31/1/1951.educacao.uol.com.br. UOL. Página visitada em 24/04/2011.
  26. Ir para cima
     Dilma Rousseff é a nova presidente do Brasil.senado.gov.br. Página visitada em 24/04/2011.

SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA

  SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA Ednardo Sousa Bezerra Júnior.´. “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao n...