Provas do Enem 2016 acontecerão nos dias 5 e 6 de novembro. Inscrições vão de 9 a 20 de maio
Nesta sexta-feira (15), foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016, onde constam todas as regras e novidades desta edição, para qual são esperados 8 milhões de inscritos, segundo o Ministério da Educação (MEC).
Você pode ler também:
As provas acontecerão nos dias 5 e 6 de novembro, conforme anunciado pelo ministro da educação, Aloizio Mercadante, na última quinta-feira (14). O período de inscrições do Enem se inicia em 9 de maio e termina às 23h59 do dia 20 de maio.
Entre as novidades para este ano está o aplicativo Hora do Enem, que reúne conteúdos, simulados, exercícios, plano de estudos personalizado, videoaulas e notícias atualizadas sobre a prova. Todos os alunos do ensino médio, das redes pública e particular, terão acesso à plataforma de estudos para o Enem, por meio de tablets, smartphones e computadores.
Também haverá, pela primeira vez na história do exame, o reconhecimento individual por impressões digitais. A coleta da biometria acontecerá no primeiro ou segundo dia de provas, impossibilitando que uma pessoa faça o exame no lugar de outra. As impressões digitais serão impressas na ficha de identificação do participante por meio de um selo gráfico, autoadesivo.
A seguir, confira um resumo das informações do edital do Enem 2016 e fique por dentro de tudo que acontecerá na edição deste ano:
Isenção da taxa do Enem
Podem solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2016 os alunos que, neste ano, concluírem o ensino médio em escolas da rede pública. Os candidatos que se declararem carentes também não terão que pagar o valor de R$ 68,00.
Como previsto no edital da última edição do exame, os alunos que solicitaram a isenção no ano passado, mas não com pareceram às provas, perderão o benefício em 2016, sendo necessário justificar a ausência, caso queiram recuperá-lo. O mesmo valerá para os participantes isentos deste ano, que perderão o benefício caso faltem nos dois dias de prova.
A medida tem como objetivo contribuir para a redução da taxa de abstenção, evitando o desperdício de recursos públicos. No Enem 2015, primeiro ano em que a medida foi adotada, o número de alunos que não compareceram às provas foi o menor de toda a história do exame, correspondendo a 25,5% do total de inscritos (7,7 milhões).
Pagamento da taxa do Enem e confirmação de inscrição
A taxa, no valor de R$ 68, poderá ser paga em qualquer agência bancária, casa lotérica ou agência dos Correios, por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU). O prazo para efetuar o pagamento se encerra no dia 25 de maio, às 21h59 (horário de Brasília).
A confirmação de inscrição só poderá ser feita pela Página do Participante. No momento da inscrição, o participante deverá informar um número de telefone celular ou fixo válidos e endereço eletrônico (e-mail) para cadastro.
Participantes com necessidades especiais
Haverá atendimento especializado para as pessoas com deficiência ou necessidades específicas, por meio de solicitação feita pelo próprio participante do sistema de inscrições do Enem. Para solicitar o benefício, o candidato precisa comprovar suas condições com documento legível, constando nome completo, diagnóstico, assinatura e identificação do médico ou profissional especializado, com número do registro no conselho de classe.
Nome social para travestis e transexuais
Assim como na última edição do Enem, travestis e transexuais poderão solicitar a identificação etratamento pelo nome social. Para isso, o participante deverá fazer a inscrição normalmente pelo site, dentro do período estipulado para todos os outros candidatos. Em seguida, o estudante terá que encaminhar uma cópia do documento de identificação, foto recente e formulário de solicitação preenchido pelo sistema da Página do Participante, entre 1º e 8 de junho.
Provas do Enem 2016
Como na última edição do exame, o cartão de confirmação não será mais entregue pelo correio, e sim disponibilizado on-line, na Página do Participante. Nos dois dias do exame, 5 e 6 de novembro, os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h, com início das avaliações às 13h30, seguindo o horário de Brasília. Para os candidatos sabatistas, que por motivos religiosos não poderão comparecer no horário regular, as provas do primeiro dia serão aplicadas no sábado, às 19h de Brasília.
A meia hora entre o fechamento dos portões e o início das provas será destinada à acomodação dos participantes e a realização dos procedimentos de segurança, como revista eletrônica e recolhimento de aparelhos e objetos proibidos.
No sábado, dia 5, serão aplicadas as provas de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, em que serão abordadas as disciplinas de geografia, história, filosofia, sociologia, biologia, química e física. Os candidatos terão 4h30 para resolver as questões.
No domingo, dia 6, acontecerão as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, de Matemática e suas Tecnologias e a redação. As matérias abordadas serão língua portuguesa, língua estrangeira (inglês ou espanhol), artes, tecnologias da informação e comunicação. Neste dia, as duração das provas será mais longa, com 5h30, por conta da redação.
FONTE:http://noticias.universia.com.br/educacao/noticia/2016/04/15/1138353/mec-divulga-edital-enem-2016-veja-datas-regras.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário