No Brasil,
a carreira de professor está se tornando uma passagem, um momento de transição
para outras funções. O profissional fica no magistério somente até conseguir um
cargo mais bem remunerado e provavelmente menos estressante. Prova disso é que
25% dos docentes brasileiros têm menos de 30 anos e apenas 12% estão com idade
acima de 50, bem diferente do que ocorre em outros países. Aqui, o professor
ingressa no magistério ainda jovem, mas em poucos anos, deixa de ver
perspectivas.
A categoria está entre as mais sensíveis à síndrome de burnout. São profissionais que entram na educação movidos pelo desejo de mudança social e lidam diariamente com o desalinhamento entre o sonho e a impossibilidade de alcançá-lo, entre a impotência diante do sistema de ensino e a cobrança da sociedade. Por exemplo, no Distrito Federal, só no primeiro semestre de 2014, foram emitidos 16,4 mil atestados médicos para professores da rede pública – o que significa mais da metade dos 32 mil concursados. Esses dados se repetem pelos estados e municípios brasileiros. A segunda consequência é a perda de talentos, uma vez que muitos dos profissionais acabam aceitando propostas de trabalho em outras áreas.
A baixa remuneração é a gota d’água num contexto desastroso, que combina elementos como superlotação das salas de aula, aumento da indisciplina e do desrespeito pelos mestres, indiferença das famílias e desprestígio social da profissão, falta de estrutura e de recursos nas escolas e o próprio despreparo dos professores para lidar com os desafios educativos de hoje. Esse quadro tem como primeira consequência o chamado “mal-estar docente”: cada vez mais professores adoecem com problemas psicológicos associados a estresse, exaustão emocional, depressão, cansaço crônico e frustração.
No Brasil,
faltam 150 mil professores em disciplinas como química, biologia, física e
matemática. No total, estima-se que haja carência de 300 a 400 mil professores
nas salas de aula. A solução para que os alunos não fiquem sem fazer nada é
recorrer a profissionais sem a devida formação. De acordo com o Censo Escolar
2013, o Brasil tem quase meio milhão de professores ativos sem diploma de
graduação, o que equivale a 21,9% do total de 2 milhões de docentes.
Esse cenário funciona como barreira de entrada para novos talentos. Uma pesquisa da Fundação Carlos Chagas mostrou que apenas 2% dos jovens brasileiros querem ser professores. É justamente o oposto do que ocorre na Coreia do Sul, país que lidera os rankings da educação, onde a profissão é tão disputada que fica restrita aos jovens que mais se destacam nos estudos. É extremamente preocupante constatar que muitos dos calouros brasileiros que optam pela carreira de professor são aqueles que não teriam chance de cursar o ensino superior em outras áreas.
Fontes:
g1.globo.com
http://www.noticiasparaprofessores.com/2017/12/no-brasil-carreira-de-professor-esta-se.html?m=1
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