sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Energia renovável

PARQUE EÓLICO

Usina oferecerá energia limpa e renda para Salitre


Salitre. Este município poderá ser beneficiado com a instalação de uma usina eólica com a geração de cerca de mil postos de trabalho. Há mais de dois anos, o projeto vem sendo estudado por técnicos, e um dos grandes ganhos é principalmente no aspecto social, por a cidade ter a sua maior vocação econômica plantio e processamento da mandioca,em crise, em virtude dos quadros de estiagem. Salitre conta atualmente com o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), do Estado do Ceará e a escassez de água para abastecimento de água na cidade, para consumo humano, é um dos grandes problemas enfrentados pela população.

A falta de água é um dos principais problemas por que passa a cidade, que pontua com o pior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal(IDH) do Estado. A expectativa é de que as eólicas tragam desenvolvimento FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS

O coordenador da Fundação Maria Antonia Rosa Ribeiro, Agenor Manoel Ribeiro, disse que a empresa a se responsabilizar pela instalação da usina é a Casa dos Ventos. O projeto, inclui também a extensão dessa usina para outras cidades do Piauí, já que a cidade cearense faz fronteira com o Estado.

De acordo com o coordenador, a instalação da usina eólica pela empresa iria atender, não apenas ao município, mas toda a região da Chapada do Araripe, além de beneficiar outros estados circunvizinhos. Com a finalidade de ampliar as discussões sobre o assunto, a câmara municipal da cidade e a fundação realizaram uma audiência publica para discutir com a sociedade o assunto. A usina, segundo Agenor, em todo o seu contexto irá contemplar todos os produtores rurais que moram na área da chapada, onde será instalado o parque eólico.

Os trabalhadores estarão prestando serviços à empresa, conforme o coordenador, a partir de um contrato do arrendamento dos terrenos com os proprietários, para que seja realizada a instalação dos equipamentos nos locais.

Ele destaca que o governo municipal de Salitre, entra com a contrapartida das licenças que venham pertencer ao município, melhoria das estradas vicinais do município e a regularização fundiária dos agricultores.

De acordo com Agenor Ribeiro, que vem acompanhando todo o processo, o projeto da Casa dos Ventos teve como base o levantamento de toda a demanda das necessidades da instalação da usina por um período de três anos e identificou o potencial para a produção desta energia, devido os fortes ventos, em cidades como Salitre; em Araripina, no Pernambuco, e Marcolândia, Simões e Caldeirão Grande, no Piauí.

Estudos

Estas cidades se destacaram no estudo e os investimento estão estimados em torno de R$ 20 bilhões, onde inicialmente está sendo investido R$ 10 bilhões. Segundo a Casa dos Ventos, um parque desta dimensão em Salitre, irá pegar em torno de 600 aerogeradores de energia. A usina tem uma capacidade absorver até 3 mil pessoas empregadas, em sua fase de construção, e com o parque funcionando, poderá gerar até mil empregos. Agenor explica que para todas as atividades, os estudos foram iniciados há quatro anos atrás. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA

  SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA Ednardo Sousa Bezerra Júnior.´. “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao n...