quinta-feira, 11 de julho de 2013

MUNDAÚ beleza ao natural


Em pouco mais de uma hora de viagem de carro, o turista chega a uma das mais naturais praias cearenses. Mundaú é tão exclusiva que nem maresia existe por lá, pois os ventos sopram da terra para o mar

O navegador Américo Vespúcio afirmou em seus relatos ter avistado, em 17 de agosto de 1501, o litoral do Ceará a três graus e trinta minutos ao Sul da linha do Equador. Essa é a posição geográfica da praia de Mun-daú, que teria recebido em suas águas o par romântico Martim e Iracema, criado pelo escritor cearense José de Alencar.

Barcos ancorados fazem parte da paisagem de Mundaú
Fotos: arquivo dn /leidiane valli


Localizada a cerca de 137 quilômetros de Fortaleza, no município de Trairi, Mundaú é uma pequena localidade de pescadores, acessível, a partir de Fortaleza, por estrada asfaltada em boas condições. Também é possível chegar lá pela areia, quando a maré está baixa. Empresas de turismo de aventura promovem o passeio.

O lugar é considerado um dos poucos paraísos perdidos no Ceará. A população é de oito mil habitantes, que vivem da pesca e do comércio de belas peças produzidas pelas mulheres rendeiras.

A praia onde reina a tranquilidade tem atrativos naturais como recifes que abrigam a calma península, manguezais, lagoas temporárias, grandes dunas e o Rio Mundaú. Uma característica que diferencia Mundaú é a ausência de maresia. Por sua posição geográfica, o vento sopra da terra para o mar. As águas límpidas favorecem o mergulho livre e o banho, enquanto as dunas convidam os mais aventureiros para a prática de sandboard, o surfe na areia.

O melhor para conhecer Mundaú é fazer um passeio em um legítimo pau de arara. O veículo circula pela praia e oferece uma visão privilegiada da vila de pescadores. O percurso permite o encontro com jangadeiros que saem ou chegam do mar e com as rendeiras da praia, que podem ser vistas defronte as suas casas, exercendo a secular arte que passa de geração a geração.

Catamarã
Outro atrativo em Mundaú é o passeio de catamarã, que sai da barra do rio numa viagem tranquila pelas águas do Mun-daú num percurso de pouco mais de uma hora em que se contempla dunas brancas e os caranguejos no mangue. O momento final é um refrescante banho de rio de águas límpidas quase na divisa de Trairi com o município de Itapipoca, onde fica a praia da Baleia.


Nos fins de tarde, vale a pena uma caminhada pelas ruas da vila, com paradas para apreciar o trabalho das rendeiras do lugar, conferindo de perto suas técnicas ancestrais que se misturam com a habilidade das mãos e a criatividade para fazer surgir belas peças para vestuário, cama, mesa e banho. Depois, a pedida é apreciar o pôr do sol. A melhor imagem é vista das dunas. A barra do rio e o mar complementam o quadro ideal para contemplação, que anuncia a chegada da noite tranquila.

No dia 20 de setembro de cada ano realiza-se, em Mun-daú, a Festa de São Miguel, com uma programação que inclui regata. Mas, o que destaca a bucólica praia é o turismo contemplativo da natureza quase intocada que atrai os visitantes de todos os cantos em passeios de um dia ou por um período maior para dar fim ao estresse.

O ponto de apoio dos visitantes é a Pousada das Marés, uma das mais tradicionais do lugar e com boas opções de lazer e entretenimento, além de cozinha regional à base de frutos do mar.

Os nativos de Mundaú são apaixonados pelo lugar. Hospitaleiros, eles costumar dizer: Mundaú lhe espera, venha se energizar e se encantar...

SAIBA MAIS
Localização: Mundaú, no município de Trairi, fica a 137 quilômetros de Fortaleza
Como chegar: De carro - Acesso pela CE 085 (Rodovia Estruturante)
De ônibus - A empresa Fretcar (3402.2244) liga Fortaleza a Mundaú, diariamente
Onde ficar: Pousada das Marés - (85) 9969.7489 / 3351.9092 -http://www.pousadadasmares.com.br/
Passeios: Catamarã, buggy e pau de arara.
Informes turísticos:
http://www.praiasdotrairi.com.br/ 

MARCOS VALLIESPECIAL PARA TUR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA

  SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA Ednardo Sousa Bezerra Júnior.´. “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao n...