sexta-feira, 25 de outubro de 2013

Provas do Enem começam sábado (26); Entenda o cálculo das notas

Para entender o resultado, não basta contar as questões corretas. A nota do Enem é calculada mediante um modelo matemático de TRI.


Para sete milhões de estudantes e para as famílias deles, esse fim de semana vai ser o mais importante do ano. Eles vão fazer a prova do Enem, o Exame Nacional do Ensino Médio. Estão em jogo mais de 130 mil vagas. Agora é a reta final. As vagas são em mais de cem instituições públicas, que usam a nota do Enem para selecionar alunos. O difícil é entender essa nota, porque para os corretores do Enem, um mais um nem sempre é igual a dois. Para informações sobre o caderno de questões, documentos que devem ser levados e a redação de língua estrangeira, clique aqui.
Amanda, de 17 anos, vai fazer o Enem pela primeira vez. Ela está confiante. Há um ano dedica manhãs, tardes e noites ao estudo, mas falta resolver uma equação: o cálculo da nota do Enem.  “É bem confuso. Eu sinceramente não entendo bem, não”, afirma Amanda Bortolo, estudante. Uma pesquisa feita pelo Ibope pela internet mostra que essa é a principal dúvida dos estudantes: 86% deles dizem não entender como funciona a pontuação final do Enem. Outros vestibulares, como a Fuvest, somam o número de acertos. Vale a matemática simples. Já na pontuação do Enem, 1+1 não é igual a 2.
Cálculo das notas
O exame usa a chamada Teoria de Resposta ao Item. O método leva em conta o padrão de respostas do aluno. Por exemplo, se um estudante erra questões muito fáceis e acerta uma difícil, o sistema percebe que está fora do padrão e dá um peso menor a esse acerto.
“Em uma prova clássica, eu vou dar um acerto. Em uma prova de TRI eu vou falar: ‘é muito provável que ele chutou, e acertou por acaso’”, declara Reynaldo Fernandes, professor da USP. O contrário também vale. Quem acertar várias questões difíceis e errar uma fácil terá um desconto menor no Enem do que teria em outros vestibulares. Além de mudar a seleção dos candidatos, o Enem começa a modificar a forma de estudar para o vestibular. Em um cursinho de São Paulo, a aula preparatória não é de português, matemática ou física. É interdisciplinar. Tem dois professores em sala de aula, e discute temas como lixo, energia e chuva ácida. “O Enem vem exigindo cada vez mais que o aluno consiga estabelecer estas relações. Saiba relacionar os saberes”, diz Joel Arinaldo Pontin, professor do Cursinho Poli.
Michel sabia disso. Prestou o Enem ano passado e conseguiu mil pontos, nota máxima, na redação. “Você tem que estar preparado pra apresentar seu ponto de vista de determinado tema, do que eles vão esperar de você ou do que você tem que apresentar. Você tem que ter uma posição”, alerta Michel Carvalho Macedo, estudantes de Letras. Filho de pais que só chegaram ao ensino fundamental, Michel é o primeiro da família a cursar uma universidade pública.  Com a nota do Enem hoje, o estudante pode disputar vagas em 101 instituições públicas por meio do SISU, um sistema pioneiro que reúne mais de cem mil vagas disponíveis em todo o país e aponta, pela internet, as possibilidades para o candidato.
Na Universidade Federal de São Paulo, 52 cursos agora usam apenas a nota do Enem para selecionar alunos. Mas oito cursos, como medicina, mantêm o vestibular próprio. “Se o Enem melhorasse um pouco. Se ele conseguisse fazer uma prova que discriminasse um pouco mais, acho que a medicina ficaria atendida, porque a correlação seria mais alta nessa discriminação do conhecimento”, declara Maira Angélica Minhoto, pró-reitora de graduação da UNIFESP. Mesmo assim, a pró-reitora acredita que a maior vantagem do Enem é facilitar, com uma só prova, o ingresso em universidades do Brasil inteiro. Amanda, que é de São Paulo, espera conseguir uma vaga em arquitetura na federal de Santa Catarina. 
A prova começa neste sábado (26) às 13h. Atenção: no horário de Brasília. Os portões abrem ao meio-dia e é bom se programar para chegar cedo, porque atrasos não serão tolerados. Também é bom, como dizem os especialistas, deixar os livros um pouco de lado nesta sexta-feira (25) e procurar relaxar.
Horário das provas
E a pouco mais de 24 horas para a abertura dos portões, ainda tem muita gente com dúvidas. Uma delas é sobre o horário da prova. Os portões serão abertos ao meio dia e o exame começa às 13h, horário de Brasília. Mas, atenção por causa do horário de verão: em quatro estados da região Norte, os portões serão abertos às 10h e a prova começa às 11h. Para quem mora nos outros estados do Norte e no Nordeste, a abertura dos portões será às 11h e o início da prova ao meio-dia.
Senha e cartão de confirmação
Muitos alunos têm dúvidas sobre a senha. Ela não é necessária para fazer a prova. Só para acessar o resultado. Dúvidas também sobre o cartão de confirmação. Quem não recebeu, consegue outro na internet, mas ele também não é obrigatório para fazer a prova. O candidato só não pode deixar de levar um documento de identidade original com foto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA

  SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA Ednardo Sousa Bezerra Júnior.´. “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao n...