quarta-feira, 16 de outubro de 2013

O Arqueólogo da Leopoldina
O Café História realizou uma entrevista exclusiva com o arqueólogo e historiador Claudio Prado de Mello, do Instituo de Pesquisa Histórica e Arqueológica do Rio de Janeiro, principal profissional responsável pelos trabalhos arqueológicos que estão sendo desenvolvidos na região da Leopoldina, no Rio de Janeiro. Em meados de setembro, diversos veículos de imprensa noticiaram a descoberta de um enorme sítio arqueológico durante as escavações das obras da Linha 4 do Metrô. São milhares de objetos que remetem a diversas períodos da história do Brasil. Entre os itens encontrados, uma escova de dentes que pode ter sido de D. Pedro II. Confira, abaixo, a nossa entrevista.
Café História: á alguns dias, a imprensa noticiou a descoberta de um “verdadeiro tesouro arqueológico” nas escavações de um terreno, no centro do Rio de Janeiro, nas obras do Metrô. Onde exatamente estas peças foram encontradas? Os arqueólogos já trabalhavam no local ou foram chamados por responsáveis pela obra? Como funciona esta “parceria” entre obras como esta, que trabalham diretamente com o subsolo da cidade, e o patrimônio histórico/arqueológico?
Claudio Prado: O local em questão é a Leopoldina. O terreno vai da Francisco Bicalho até a Rua Ceará e de outro lado a Preça da Bandeira ate a Rua Francisco Eugenio e os muros altos que contornam a Leopoldina ajudaram a preservar tesouros arqueológicos que somente agora estão sendo resgatados por uma equipe multidisciplinar envolvendo arqueólogos e historiadores que chegou ate 32 pessoas e envolve a equipe de Arqueologia do IPHARJ ( Instituto de Pesquisa Historica e Arqueologica do Rio de Janeiro e empresa Terra Brasilis Arqueologia.
Continue lendo aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA

  SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA Ednardo Sousa Bezerra Júnior.´. “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao n...