sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

ATIVIDADE DE HISTÓRIA 6º ANO (28/01/2022)


INTRODUÇÃO À HISTÓRIA



O conceito de História local e o ensino da História

     
Um dos principais problemas relacionados ao uso da história local no ensino da História é a definição e a abrangência desse conceito. De modo geral, as obras sobre história local reportam-se à história de pequenas localidades, escrita por pessoas de diferentes segmentos sociais, não necessariamente historiadores. Esse fato tem provocado várias crises e até certo descaso pelos conteúdos da história local. Atualmente, na produção historiográfica, algumas obras indicam novo enfoque sobre a história local, motivado, principalmente, pelo interesse pela história social, ou seja, pela intenção de recuperar a história das sociedades como um todo, a história das pessoas comuns.  

"A História Local é entendida como uma modalidade de estudos históricos que contribuiu para a construção dos processos interpretativos sobre as formas como os atores sociais se constituem historicamente em seus modos de viver, situados em espaços que são socialmente construídos e repensados pelo poder político e econômico na forma estrutural de “bairros e cidades”."
    
    Algumas questões precisam ser consideradas ao propor o uso da história local no ensino da História. Em primeiro lugar, é importante observar que uma realidade local não contém, em si mesma, a chave de sua própria explicação, pois os problemas culturais, políticos, econômicos e sociais de uma localidade explicam-se, também, pela relação com outras localidades, outros países e, até mesmo, por processos históricos mais amplos. Em segundo lugar, ao propor o ensino da história como indicador de construção de identidade, não se pode esquecer de que, no atual processo de mundialização, é importante que a construção de identidade tenha marcos de referência relacionais, que devem ser conhecidos e situados, como local, o nacional, o latino-americano, o ocidental e o mundial.

    EXERCÍCIO:

QUESTÃO 01:

    Agora que você leu sobre o conceito de História local, pesquise entre os membros de sua família, a História da sua localidade, e deixe aqui nos comentários o resultado de sua pesquisa.

BOA SORTE

14 comentários:

  1. Antes da cidade de Itapipoca ter o nome de cidade ela teve dois nomes primeiro era povoado de Itapipoca que teve sua colonização em 1744, depois teve sua emanicipação em 1823 e passou a se chamar de vila da Imperatriz só em 1915 que levou o nome de Itapipoca, e esse nome é um vocabulário indígena que quer dizer pedra lascada.

    Thais Marques Feitosa

    ResponderExcluir
  2. Santa Rita teve seu primeiro nome que foi Santa Luzia, pela posição de destaque em altitude, pois de lá é possível visualizar a longa distância a região litorânea de praias,caatinga,sertão em volta das montanhas.

    Sabrina Sousa Viana

    ResponderExcluir
  3. Santa Rita teve seu primeiro nome que foi Santa Luzia, pela posição de destaque em altitude, pois de lá é possível visualizar a longa distância a região litorânea de praias,caatinga,sertão em volta das montanhas.

    ResponderExcluir
  4. através do esgotamento de recursos como ar, água e solo ; a destruição de ecossistemas ; destruição de habitat ; a extinção da vida selvagem ; e poluição . É definido como qualquer alteração ou perturbação do ambiente considerada prejudicial ou indesejável.[1] Conforme indicado pela equação I = PAT, o impacto ambiental (I) ou a degradação são causados pela combinação de uma população humana já muito grande e crescente (P), pelo aumento contínuo do crescimento econômico ou da riqueza per capita (A) e pela aplicação de tecnologia que esgota e polui recursos (T).
    A degradação ambiental é uma das dez ameaças oficialmente advertidas pelo Painel de Alto Nível sobre Ameaças, Desafios e Mudanças das Nações Unidas . A Estratégia

    ResponderExcluir
  5. O povoado de Itapipoca teve sua colonização oficial em 13 de abril de 1744, com a concessão de uma sesmaria na serra de Uruburetama ao sargento-mor Francisco Pinheiro do Lago, que, em seguida, a repassou para seu genro Jerônimo Guimarães de Freitas (fundador oficial de Itapipoca)

    Maira kevila Carneiro Do Nascimento

    ResponderExcluir
  6. O povoado de Itapipoca teve sua colonização oficial em 13 de abril de 1744, com a concessão de uma sesmaria na serra de Uruburetama ao sargento-mor Francisco Pinheiro do Lago, que, em seguida, a repassou para seu genro Jerônimo Guimarães de Freitas (fundador oficial de Itapipoca) e sua esposa Francisca Pinheira do Lago. Situada entre serras e o mar, foi chamada de São José de 1744 a 1823.


    Matheus Feitosa de lima

    ResponderExcluir
  7. A História de Itapipoca começou no Arapari que era conhecido como vila da imperatriz, depois desceu para a Itapipoca e ficou sendo conhecida como a cidade dos três climas, praia, Serra e sertão, assim a cidade começou a se desenvolver muito, e até os dias atuais cada vez mais a cidade de Itapipoca está crescendo tanto, que é o 6° município mais populoso do estado.

    Gabriel Feitosa Rogério

    ResponderExcluir
  8. A história de Itapipoca começou no Arapari que era conhecido como Vila da Imperatriz depois desceu para a Itapipoca e ficou sendo conhecida como a cidade dos três climas praia serra e sertão assim a cidade começou a se desenvolver muito e até os dias atuais cada vez mais a cidade de Itapipoca está crescendo tanto que é o sexto município mais populoso do Estado.


    Kaylane Furtado Farias

    ResponderExcluir

SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA

  SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA Ednardo Sousa Bezerra Júnior.´. “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao n...