terça-feira, 7 de maio de 2013

Martin Lutero



Personalidade impar na historiografia mundial, pivô intelectual de um grade movimento social de uma influencia enorme na maneira de ver a educação no inicio da Idade moderna. As sua ações o identificam como o grande propulsor da defesa do Estado como o responsável pela educação escolar
As idéias e concepções que Martinho Lutero elaborado sobre a educação,  durante o movimento da Reforma Protestante, podem ser encontradas em diversos de seus escritos, entretanto, suas propostas específicas para a educação escolar concentram-se em três de seus textos: “À Nobreza Cristã da Nação Alemã, acerca da melhoria do Estamento Cristão”, de 1520; “Aos Conselhos de todas as cidades da Alemanha para que criem e mantenham escolas cristãs”, de 1524 e “Uma Prédica para que se mandem os filhos à Escola”, de 1530.
Ele também procurava responder, entre outras, questões detalhadas sobre a criação e o funcionamento de escolas que, na sua avaliação, deveriam ser cristãs. Essas orientações para a organização de um sistema escolar envolvem temas como: a criação de um novo currículo, ressaltando conteúdos e tipos de livros; a defesa de método lúdico (opondo-se ao usado no antigo sistema escolar), ainda baseado na oralidade e na memorização e com períodos de estudo diferentes para meninos e meninas, associando atividades domésticas para ela e o aprendizado de um ofício para eles, em suas idéias preocupava-se com a necessidade de professores bem preparados e com muita experiência.

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