segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

REBANHOS HUMANOS

                                                                         




Nos primórdios da humanidade, o homem, assim como os demais animais vivia em bandos. Desta forma, os rebanhos e seres humanos deslocavam-se na busca de pastagens e clima mais propícios conforme as estações do ano e de suas necessidades de sobrevivência, este movimento migratório era a relação entre a vida e a morte.
Segundo Hamilton Werneck (2008, p.15), “estávamos diante de uma estrutura social em que homens e mulheres conviviam sem a perspectiva da hierarquia entre eles. O controle e a autonomia dão lugar à confiança”. Portanto uma sociedade igualitária onde o bem comum era regra e não exceção. 
Com a evolução dos hominídeos, surgiu a agricultura, a escrita e tantos outros confortos, de modo que o homem deixou a sua condição de nômades e passar a vida sedentária, e mais tranquila. 
Chega o momento em que humanos constrói as primeiras civilizações, surgindo os clãs e tribos tipicamente patriarcais. Agora os rebanhos tinham dono, estavam cercados ou eram vigiados.
O bicho homem passa a ter agora a preocupação de ser dono, de mandar e esta no nível mais alto da estrutura hierárquica de sua comunidade. O poder de controlar os seus iguais passar a ser uma constante entre os rebanhos de homem que na pré-história viviam em uma sociedade primitiva e socialista.
Na nossa atualidade estamos cercados e vigiados por devoradores de homens, que vivem do suor das classes dominadas. Estes dominadores que jogam migalhas ao povo, que na maioria das vezes são analfabetos políticos, integrantes de uma sociedade que priva o cidadão de uma educação libertadora e crítica, a fim de produzir cópias humanas como em modo de produção fordista, que refere-se aos sistemas de produção em massa ou também chamado de linha de produção.
Até mesmo as ideologias teológicas foram distorcidas em prol do controle da massa, “a religião, antes uma evocação mística de deuses e deusas que refletiam o equilíbrio do universo, dá lugar a deuses que surgem como autoridades normativas, arbitrárias e que exigem total submissão e obediência”. (MATURANA, 1993)
Destarte, quando Zé Ramalho canta Admirável Gado Novo, gravado pela primeira vez em 1979, percebemos que fazemos parte de uma massa popular  que trabalha duro em nossa  caminhada, e damos muito mais do que recebemos.

Podemos concluir que vivemos em uma política arcaica e somos vigiados feitos gado constantemente a fim de não atrapalhar as metas traçada para o povo pela elite dominante que além de ser detentora da maior parte das riquezas materiais, também é proprietária do voto do povo, afinal, é esta mesma elite que decide quem deve ou não pastorear o rebanho.  

                                         Prof. Ednardo Sousa Bezerra Jr.
A imagem pode conter: 1 pessoa, close-up



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA

  SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA Ednardo Sousa Bezerra Júnior.´. “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao n...