sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Temas Transversais




Ensino Fundamental de 1ª a 4ª Série 

O trabalho em sala de aula não se restringe ao momento da aula, ao trabalho com o conteúdo. O professor, como mediador entre o aluno e o conhecimento formal, e entre o aluno e a sociedade, tem um papel mais abrangente. A sua mediação pressupõe não só o trabalho com o conteúdo explícito, mas também a criação de um espaço para que o aluno reflita sobre os valores e atitudes que devem permear seu comportamento, como aluno e cidadão, e sobre os valores e atitudes que deverão permear sua vida quando for adulto e tiver que desempenhar outros papéis.
Para que isso ocorra, é preciso que o repertório do aluno, seu currículo oculto, possa se manifestar em sala de aula por meio de discussões, leituras, pesquisas, atividades variadas. Essas diferentes formas de expressão podem ocorrer tanto nas aulas de biologia quanto nas de matemática, geografia ou educação física. Todos os envolvidos no processo educacional são responsáveis pela formação de cidadãos éticos e conscientes de sua cidadania, o que pressupõe o conhecimento dos direitos e deveres de todos.
O conceito de transversalidade adquire o verdadeiro sentido no projeto curricular da escola, na medida em que se cruzam e se encadeiam disciplinas. Isso diz respeito não só a atitudes, mas também a procedimentos e conceitos.
Transversalidade e interdisciplinaridade alimentam-se mutuamente, uma vez que o tratamento das questões trazidas pela temática transversal expõe as inter-relações entre os objetos do conhecimento. Não é possível trabalhar temas transversais sem uma visão interdisciplinar.
Embora o conteúdo dos temas transversais seja contemplado pelas áreas e não represente um aprendizado à parte, nos PCNs todos os temas têm explicitados os conceitos, procedimentos, atitudes e valores a serem ensinados e aprendidos.
Nos PCNs estão propostos os seguintes temas transversais:
Meio ambiente: cujo objetivo é fazer com que o aluno adquira noções sobre o meio ambiente, que perceba as relações que condicionam a vida, para poder se posicionar de forma crítica diante do mundo e para que domine métodos de manejo e conservação ambientais.
Pluralidade cultural: cujo objetivo é permitir que o aluno conheça o patrimônio cultural brasileiro, que reconheça a diversidade como um direito dos indivíduos, que repudie toda e qualquer forma de discriminação e preconceito por raça, classe social, crença religiosa ou sexo.
Ética: cujos objetivos são aprofundar o entendimento do conceito de justiça baseado na eqüidade, sensibilizar o aluno para a necessidade da construção de uma sociedade justa, estimulá-lo a adotar atitudes solidárias, de cooperação e de repúdio às injustiças sociais.
Saúde: cujo objetivo principal é fazer com que o aluno perceba que saúde é direito de todos. Para isso, terá de compreender que a saúde é produzida nas relações com o meio físico e social, e terá de adquirir hábitos de higiene e cuidados consigo próprio.
Orientação sexual: cujos objetivos principais são fazer com que o aluno aprenda a respeitar a diversidade de comportamentos relativos à sexualidade - desde que esteja garantida a dignidade do ser humano , conheça o próprio corpo, expresse seus sentimentos, respeite os afetos dos outros.
Trabalho e consumo: cujo objetivo é indicar como a educação escolar poderá contribuir para que os alunos aprendam conteúdos significativos e desenvolvam as capacidades necessárias para atuar como cidadãos, nas relações de trabalho e consumo.

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