sexta-feira, 3 de março de 2017

Casa de teatro Dona Zefinha


Cultura local: A contribuição da casa de teatro Dona Zefinha na divulgação da arte e cultura de Itapipoca


Palavras-chave:Cultura local. Manifestações culturais . Artes cênicas


Ednardo Sousa Bezerra Júnior[1]



PROBLEMATIZAÇÃO:

A falta de conhecimento da cultura local, dificulta a formação de identidade coletiva aos indivíduos. Ao priorizar o meio cultural e suas manifestações como forma de conhecimento de uma cultura de grupo familiar e comunitário, o estudo da cultura local visa à compreensão, o significado e a importância das ações humanas, que são consideradas também culturais. Segundo Freire (1994, p.31 e 56), “cultura é tudo o que é criado pelo homem.” E são culturais “...todos os produtos que resultam da atividade do homem.”
Diante disso, acredita-se que o estudo da cultura local não se encontra simplificada aos “hábitos” e “costumes” como algumas vezes é imaginado, mas a cultura que permeia o cotidiano de trabalho, das relações familiares e comunitárias, que se apresenta singular na construção histórica de seu povo/grupo. Mesmo modificados no decorrer do tempo, os traços culturais que permanecem ainda prestam identidade às sucessivas gerações.

METODOLOGIA

O projeto foi realizado com a ajuda dos alunos do ano do Ensino Médio da E.E.F.M Anastácio Alves Braga. O trabalho teve início com uma pesquisa bibliográfica sobre o conceito de cultura, e a importância da mesma na construção da identidade de um determinado povo ou grupo comunitário.
Na busca de mais informações, foi executada uma aula de campo com o objetivo de coletar informações sobre as atividades desenvolvidas na Casa de Teatro Dona Zefinha, fundada  em agosto de 2011, na cidade de Itapipoca. O local trata-se de um mini centro cultural que abriga trabalho artísticos do grupo Dona Zefinha, espaço montado para as produções musicais e cênicas do grupo e de convidados, além de proporcionar atividade de formação estética para moradores do município de Itapipoca.
É um espaço cultural independente, que vem contribuindo com a difusão da produção cênica e culturais, de forma gratuita a população de Itapipoca.

JUSTIFICATIVA

O estudo da cultura local não se encontra simplificada aos “hábitos” e “costumes” como algumas vezes é imaginado, mas a cultura que permeia o cotidiano de trabalho, das relações familiares e comunitárias, que se apresenta singular na construção histórica de seu povo/grupo. Mesmo modificados no decorrer do tempo, os traços culturais que permanecem ainda prestam identidade às gerações futuras.
 As manifestações da cultura não estão somente na exposição, mas no cotidiano das pessoas em família e em comunidade, através das manifestações externas, ou seja, vai além das aparências e das celebrações.
A criticidade individual é extremamente importante na formação de um individuo, mas esse mesmo sentimento crítico que nos faz um ser único, existe a necessidade de associação coletiva para que ocorra a formação moral e intelectual.

A cultura consiste num conjunto global de modos de falar, ser, interagir e representar que, produzidos socialmente, envolvem simbolização e, por sua vez, definem o modo de vida pelo qual a vida social se desenvolve. (VALLE, 1988, p.35).

 Entende-se assim que a cultura de uma sociedade origina modos coletivos de comportamento social e procedimento moral à sua comunidade, de modo que estudar cultura é estudar o “eu” com o social.
Como o Brasil, é um país múltiplo cultural, deve-se vincular essa configuração ao seu processo, a fim de compreendermos a relação entre os diferentes grupos sociais, pois a finalidade da cultura é ser objeto eficiente e de força do conhecimento.

Não existe uma cultura brasileira homogênea, matriz dos nossos comportamentos e dos nossos discursos. Ao contrário: a admissão do seu caráter plural é um passo decisivo para compreendê-la como um “efeito de sentido”, resultado de um processo de múltiplas interações e oposições no tempo e no espaço (BOSI, 1992, p.07).


CONSIDERAÇÕES FINAIS
    
       A presente pesquisa nos fez perceber que ao priorizar o meio cultural e suas manifestações como forma de conhecimento de uma cultura de grupo familiar e comunitário, estaremos compreendendo o significado e a importância das ações humanas, que são consideradas também culturais. 
        Dessa forma, a história local, desperta o ato de criar e de transformar as ações humanas em cultura, podemos utilizar variadas criações culturais do homem em seu meio e dá os seus devidos valores.
No tocante às questões da história local, verificamos que o estudo da cultura se substancia na busca de conhecimentos a partir do próprio contexto do individuo, reconhecendo as manifestações específicas da sociedade local, como resultado de uma tradição construída no cotidiano das relações sociais, produtivas, religiosas e políticas, entre outras, que ali se travam através da memória popular.                                    
Um estudo com este enfoque cultural possibilita a construção de um saber, partindo do meio onde vivemos. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BOSI, A. (Org.). Cultura Brasileira. Temas e situações. 2ªEd. São Paulo: Ática, 1992.

FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 20. ed. Rio de janeiro: Paz e Terra, 1994

Histórico Casa de Teatro Dona Zefinha. Disponível em: http://casadeteatrodonazefinha.blogspot.com.br, Acessado em: 03/03/2015





[1] Professor graduado em História pela Universidade Vale do Acaraú (UVA). Especialista em História do Brasil.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA

  SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA Ednardo Sousa Bezerra Júnior.´. “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao n...