quinta-feira, 27 de junho de 2013

AULAS DE CAMPO NO COLÉGIO CENECISTA PIO XII - ITAPIPOCA

AULA DE CAMPO COMO FERRAMENTA EDUCACIONAL


Sitio Arqueológico do Jiral - ITAPIPOCA-CE
O uso da prática, do fazer, da observação, do vivenciar  é a melhor maneira de aprender, afinal ninguém aprende a andar de bicicleta na teoria, e exército do experimento é de fundamental importância na construção de seres humanos críticos.   “No dia que o professor deixar de provocar a mente de seus alunos e não mais conseguir estimulá-los a pensar criticamente, estar pronto para ser substituído pelo um computador” (CURY,2012).
A aula de campo é sem duvida uma ferramenta educacional de extrema necessidade no desenvolvimento e na construção do conhecimento individual, a experiência do aprender com o contato direto com o objeto de estudo, faz com que o aluno tenha um melhor entendimento do que é visto teoricamente na sala de aula.
Segundo Cury, em seu romance, “o colecionador de lágrimas”, o professor tem que procura ser um agente modificador da sociedade, expandindo idéias e pensamentos críticos, transformando o aluno em um ser humano pensante e questionador, não um mero transmissor de idéias pré-fabricadas.    


Tendo em vista a importância desta atividade educativa, o Colégio Cenecista Pio XII, vem promovendo uma serie de aulas de campo, de forma interdisciplinar. Um importante evento foi realizado com os alunos do ensino médio, onde os mesmos tiveram a oportunidade de vivenciar o oficio de um historiador e refletir a cerca da importância do trabalho do arqueólogo, través de uma visita ao Sitio Arqueológico do Jiral, localizado em Itapipoca-CE, local que a cerca de oito mil anos atrás, era habitado por uma fauna de mamíferos gigantes, conhecida pela ciência como Megafauna.  Na oportunidade os alunos participaram de uma coleta de fósseis, conheceram também o bioma típico do sertão cearense “a caatinga”  e a situação sócio e cultural dos habitantes da localidade.


A preocupação com as energias limpas também estão presentes em nosso currículo, os nosso alunos fora incentivados a participar de projetos de integração com a comunidade ofertada pelas  Eólicas Trairi, onde o nosso aluno conheceu  passo a passo da concepção de um parque eólico e seu funcionamento, apreciaram um pouco sobre o processo de instalação dos aerogeradores que compõem uma usina e impactos ambientais e econômicos promovidos com o adventos destas empresas que multiplica-se em todo o litoral nordestino.   



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