quinta-feira, 27 de junho de 2013

PROVÃO 2ª ANO - COM GABARITO

01 Em que consistia o Pacto Colonial.
a)     Apoiava o livre comercio nas colônias
b)     A colônia podia vender livremente seu produtos.
c)     Proibia o livre comercio nas colônias.
d)     Incentivava a industrialização no Brasil

02. ( FUVEST-SP) "Neste território não poderá haver escravos. A servidão foi abolida para sempre. Todos os homens nascem, vivem e morrem livres..."; "Todo homem, qualquer que seja sua cor, pode ser admitido em qualquer emprego". Artigos 3 e 4 da Constituição do Haiti, assinada por Toussaint L’Ouverture, 1801. Lendo o texto acima e associando-o ao processo de independência das Américas espanhola e francesa, é possível concluir que:
  1. como no Haiti, em todos os demais movimentos houve uma preocupação dominante com as aspirações populares.
  2. a independência do Haiti foi um caso especial nas Américas, pois foi liderada por negros e mulatos.
  3. na mesma década da independência do Haiti, as demais colônias do Caribe alcançaram a libertação.
  4. o movimento de independência do Haiti foi inspirado pelo modelo dos Estados Unidos.
03. Movimento intelectual, portador de uma visão unitária do mundo e do homem, o Iluminismo, apesar das diversidades de leituras que lhe são contemporâneas, conseguiu uma grande mudança quanto à racionalidade do mundo e do homem.
O movimento iluminista do século XVIII representou uma:
a)     defesa do pensamento da Igreja, fundamental nos dogmas religiosos do catolicismo.
b)     justificativa da dominação do homem pelo homem, representada nas práticas escravistas.
c)      defesa da teocracia católica, frente aos abusos cometidos pela monarquia absoluta.
d)     afirmação das ideias de progresso e de natureza sendo contra o antigo regime, permitindo o avanço do conhecimento racional.

04. As críticas ao Antigo Regime, efetuadas principalmente pelos filósofos e economistas, deram origem a um importante movimento intelectual conhecido como Iluminismo. Esses pensadores:
a)     defendia o intervencionismo estatal na área econômica
b)     rejeitavam as leis naturais por serem irracionais
c)     apoiavam o Estado absolutista e o princípio estamental de organização social
d)     pregavam o respeito às liberdades individuais e a defesa da propriedade.

05. A Declaração de Independência dos Estados Unidos foi marco de um processo que apontou para grandes transformações; com ela rompia-se o domínio colonial europeu sobre o continente americano. Entretanto, não assistimos só a rupturas, mas também a continuidades na separação das colônias inglesas e na formação estadunidense. Sobre tal processo, qual a afirmativa correta?
a)     A manutenção da escravidão, uma das grandes heranças do período colonial, visava a atender os interesses dos proprietários rurais da região sul, bem como dos comerciantes de almas, inclusive retirandose da redação final da Declaração de Independência o trecho que criticava a propriedade escrava.
b)     Os ideais liberais da Revolução Americana definem-se pela defesa intransigente da liberdade econômica e pela renúncia a qualquer tipo de protecionismo, resultando na dominação dos setores do Norte, de forte tradição comercial e pela necessidade de importação dos bens produzidos pela indústria inglesa, contrariando os interesses dos proprietários sulistas, que buscavam fortalecer a sua economia, para abastecer o mercado interno;
c)     Fim da escravidão, uma das grandes heranças do período colonial, visava a atender os interesses dos proprietários rurais da região sul, bem como dos comerciantes de almas, inclusive retirandose da redação final da Declaração de Independência o trecho que criticava a propriedade escrava.
d)     O início da escravidão, uma vez que existia escravos no período colonial, visava a atender os interesses dos proprietários rurais da região sul, bem como dos comerciantes de almas, inclusive retirandose da redação final da Declaração de Independência o trecho que criticava a propriedade escrava.

06. -(PUC-SP) As leis inglesa do século XVIII, relativas às colônias americanas, compunham um conjunto de medidas que buscava:
a)     Equilibra as finanças, extraindo das Treze Colônias da America, através da taxação, os recursos necessários
b)     Estabelecer o soberano direito da Coroa de governar as colônias da America.
c)     Evitar a bancarrota dos governos coloniais, fornecendo-lhes  usufrutos e taxas.
d)     Solucionar a crise do sistema inglês, propiciando condições de exportações de novas áreas para a colonização. 













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