terça-feira, 20 de agosto de 2013

As 10 incríveis menores coisas do mundo de acordo com suas categorias

Existem centenas de milhares de colecionadores no mundo que colecionam coisas interessantes e muitos deles são apaixonados por miniaturas. Vai dizer que você nunca ficou impressionado com aquela miniatura perfeita de um carrinho, ou de uma boneca quando era criança?
Existe com um grupo seleto de objetos incríveis em tamanho miniatura espalhados no mundo. Separamos 10 deles, que são atualmente considerados os menores em suas respectivas categorias. É claro que existem centenas de outros objetos minúsculos magníficos, mas perderíamos o dia todo aqui para juntar a maioria e talvez ainda não conseguiríamos. Vamos listar os 10 que consideramos principais então. Confira!
1 – Arma funcional
10-menores-coisas-mundo_revolver
De acordo com o website Swiss MiniGun, a arma é funcional e tão mortífera quanto uma de verdade. O que ele atira? Balas de revólver de verdade, só que obviamente em uma escala correspondente ao seu tamanho. Cada bala pesa 1,97 g e após o disparo elas atingem a velocidade de 122 m/s.

2 – Ferrovia e trenzinho de brinquedo
10-menores-coisas-mundo_ferrovia
A pequena ferrovia que vemos na imagem acima foi construída por um colecionador americano apaixonado por réplicas de ferrovia chamado David Smith. De acordo com a HowStuffWorks é a menor ferrovia do mundo. O legal é que ela tem um trenzinho que funciona de verdade. De acordo com Smith, o projeto demorou dois anos e meio para ficar pronto.

3 – Carro
10-menores-coisas-mundo_carro
O Peel P50 Microcar foi fabricado entre os anos de 1962 e 1965. O carro foi vendido apenas na Europa, tinha um motor de 49cc e uma transmissão de apenas 3 marchas (sem ré). Tinha também apenas três rodas, uma porta, uma lanterna dianteira e um assento. De acordo com o siteCarbuzz, a empresa resolveu relançar o veículo 50 anos depois de seu lançamento, em versões praticamente idênticas às originais. Os novos Peels podem ser adquiridos nas versões: Gasolina ou Elétrico.

4 – Câmera digital
10-menores-coisas-mundo_camera
Pesquisadores do Instituto Fraunhofer, Alemanha, criaram em 2011 a menor câmera funcional do mundo. De acordo com o site About.com, ela é atualmente considerada a menor câmera digital que existe. O objetivo dela é empregá-la na medicina, para estudar partes internas do corpo humano onde outras câmeras antes não alcançam. O tamanho dela é de aproximadamente 1 mm cúbico, praticamente do mesmo tamanho de um grão de sal grosso.

5 – Computador pessoal / PC
10-menores-coisas-mundo_computador
Criado pela empresa norueguesa FXI, o Cotton Candy é um computador totalmente funcional que tem dimensões parecidas com as de um pen drive. De acordo com o Gizmodo, o “Microcomputador” é compatível com os sistemas Android ou Ubuntu, tem processador dual core ARM de 1.2 GHz, uma placa de vídeo de 1 GHz quad-core ARM, 1 GB de memória RAM e um slot micro SD capaz de suportar cartões de até 64 GB. Além disso também já vem com Wi-Fi, Bluetooth, e saída de vídeo full HD 1080p. Mouse e teclado podem ser conectados em portas micro USB que existem ao lado dele. O preço? De acordo com a fabricante ele é vendido por US$ 200.

6 – Veleiro
10-menores-coisas-mundo_veleiro
Sven Yrvind é um velejador sueco corajoso, ele tem 74 anos e um objetivo: velejar pelo mundo com um barco que ele mesmo construiu. Seu barco é especial, é considerado o menor veleiro do mundo. O plano de Sven é dar uma volta completa no planeta em um ano e meio. Seu pequeno veleiro é feito de fibra de vidro e tem apenas 3 m de comprimento.

7 – Televisão
10-menores-coisas-mundo_televisao
Em 2007, o Guinness World Records reconheceu o projeto da escocesa MicroEmissive como a menor televisão já criada pelo homem. De acordo com a MSN, o ME1602 tem um minúsculo display de apenas 4 x 3 mm onde cabem apenas 30.000 pixels.

8 – Avião
10-menores-coisas-mundo_aviao
Fabricado entre os anos de 1960 e 1970, o BD-5J é considerado o menor avião a jato do mundo. O avião foi fabricado pela americana Bede Aircraft Corporation. O pequeno avião pesa apenas 160 Kg (aprox.) e apenas 5 mil unidades dele foram vendidas. Fala sério, um desses seria perfeito pra ir pra praia no domingo de manhã e voltar no final da tarde!

9 – Robô voador
10-menores-coisas-mundo_drone
RoboBee é um robô inseto minúsculo criado por pesquisadores e estudantes de Harvard. Como seu próprio nome revela (Robo+Bee = Robô+Abelha), ele foi inspirado em insetos, o que justifica seu formato diferente. Ele foi criado para monitorar o tráfego das cidades, o clima ou até mesmo para atingir lugares de difícil acesso, onde nós humanos não podemos chegar. Agora que já sabe, preste mais atenção aos insetos perto de você, você pode estar sendo monitorado.

10 – Coração artificial
10-menores-coisas-mundo_coracao
Criado pelo Dr. Robert Jarvik, este é o menor coração artificial do mundo. Quem haveria de receber um coração destes? A resposta é simples: O menor paciente do mundo que precisa de um, um bebê de 16 meses que sofria de cardiomiopatia dilatada, uma doença degenerativa que ataca as paredes do coração. Não havia nenhum doador, então os médicos foram obrigados a improvisar, adaptando uma bomba de apenas 11 g (um coração adulto pesa 900 g). Sem nada a perder, em Maio de 2012 os médicos removeram o coração do bebê e inseriram a pequena bomba que vemos na imagem acima no lugar. A bomba ficou no peito do bebê por 13 dias e funcionou muito bem mantendo ele vivo. Graças ao invento de Jarvik e ao empenho da equipe médica (e também do doador), o micro-coração artificial foi substituído por um outro coraçãozinho de verdade, e hoje o bebê é uma criança saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA

  SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA Ednardo Sousa Bezerra Júnior.´. “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao n...