segunda-feira, 9 de setembro de 2013

AULA DE CAMPO - Conceição dos Caetanos (Tururu)

Conceição dos Caetanos é uma Comunidade Negra Rural localizada no município cearense de Tururu a 119 km da capital, Fortaleza. A Comunidade estar a 8 km de distancia da sede do município.
Conta com uma Igreja dedicada a Nossa Senhora das Graças, uma espécie de quadra localizada ao lado esquerdo da Igreja, uma  escola de ensino fundamental, que leva o nome do “fundador” da Comunidade,  Caetanos José da Costa. Existe uma creche que serve também, assim como a escola, as comunidades vizinhas. A Comunidade conta com uma casa de farinha de uso coletivo. 


A aula de campo seguiu a seguinte programação:



Saímos da sede do município em um ônibus escola cedido pela Secretaria de Educação do Município do Tururu, chegando em Conceição dos Caetanos por volta das nove  horas.  Ao desembarcamos do ônibus e acomodarmos na creche da localidade, iniciamos a roda de cotação de historia, feita pelos moradores mais antigos da comunidade. Em seguida os alunos apresentaram seus trabalhos de pesquisa para os colegas e moradores da localidade que estavam presentes.
Já para finalizando a aula, visitamos alguns locais considerados importantes dentro da localidade.
Os tema propostos nas pesquisas científicas desenvolvidas pela turma foi  referente a História Oral, tendo como prioridade a história local.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA

  SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA Ednardo Sousa Bezerra Júnior.´. “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao n...