segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Escola de Tempo Integral em Itapipoca

Escola de Tempo Integral

             Ocorreu no dia 20 de agosto de 2013, no pólo da UAB, das 08h00min às 12h00min o I Seminário de Educação Integral do Município de Itapipoca onde tiveram presentes o Prefeito de Itapipoca Dr. Dagmauro Moreira, o Secretário de educação e Cultura Gerado Azevedo Filho, representantes da Secretaria de Educação e Cultura, coordenadores, professores, monitores, vereadores, responsáveis por escolas e outros.  Na Ocasião ocorreu o Lançamento da Escola de Tempo Integral.
Esse evento foi uma ação conjunta da Secretaria de  Educação e Cultura e da Coordenadoria da Jornada Ampliada para idealizar a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da Educação Integral.  Contou com uma palestra proferida pelo Professor Edgar Linhares, Presidente do Conselho Estadual de Educação, e teve como tema - Escola Integral: a educação do século XXI.
            Esse encontro tratou-se de uma estratégia que tem como objetivo socializar os princípios básicos da Escola de Tempo Integral, bem como promover uma reflexão a cerca da ampliação de tempo, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outros segmentos.
Para a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Itapipoca, a política educacional tem o compromisso de garantir a todos os alunos o direito à educação básica de qualidade. Por essa razão, depois de universalizar o direito ao acesso e a permanência no Ensino Fundamental por um período de quatro horas diárias, a Secretaria prevê prolongar a permanência dos alunos do Ensino Fundamental na escola pública municipal.
A Lei n° 10.172, de 09 de janeiro de 2001, que instituiu o Plano Nacional de Educação (PNE), valoriza a Educação Integral como possibilidade de formação integral da pessoa. O PNE avança para além do texto da LDB, ao apresentar a educação em tempo integral como objetivo do Ensino Fundamental e, também, da Educação Infantil. Além disso, o PNE tem como meta, a ampliação progressiva da jornada escolar para um período de, pelo menos, 07 horas diárias, contribuindo para uma maior participação das comunidades na gestão das escolas e incentivando o fortalecimento e a instituição dos Conselhos Escolares. Já o PNE para o decênio 2011-2020 vem reforçar essa política ao apresentar como meta(6) o oferecimento de educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de educação básica.
  Com essa medida, a Prefeitura de Itapipoca e a Secretaria de Educação e Cultura, através da Coordenadoria da Jornada Ampliada, tendo a frente à Coordenadora Elisa Freires, pretende ampliar as possibilidades de aprendizagem, por meio do enriquecimento do currículo básico, da exploração de temas transversais e da vivência de situações que favoreçam o aprimoramento pessoal, social e cultural dos alunos.
Para dá inicio a essas medidas, seis Escolas já foram contempladas com a ampliação da carga horária para 10 horas, entre elas está: E.E.B Raimunda Rocha do Nascimento – Humaitá; E.E.B Antonio Pinheiro de Freitas – Bom Jesus; E.E.B Francisco Alves Teixeira – Cabeceiras do Mundaú;  E.E.B. João Irineu da Silva – Lagoa das Mercês; E.E.B Péricles Fernandes Teixeira – Sede Itapipoca e E.E.B João Batista Pires – Bela Vista. Além dessas, o município conta ainda com 76 Escolas em tempo integral em regime de 07 horas, articuladas com o Programa Mais Educação.
Nas escolas de tempo integral, as crianças terão a oportunidade de convivência em grupos heterogêneos, sempre sob a supervisão de professores e profissionais capacitados que os incentivarão no respeito necessário ao outro, ao ambiente e ao material, estimulando assim o desenvolvimento de sua autonomia, segurança, organização e responsabilidade. Nesse processo, a criança cresce e, quanto mais amparada e preparada para esse crescimento, mais harmônico e tranquilo ela será.
Assim, o Projeto Pedagógico dessas Escolas contará com um currículo básico articulado com o diversificado. A construção particular desse currículo em cada unidade escolar deverá considerar e garantir atividades lúdicas cotidianas, uma vez que tais atividades contribuem para o processo de socialização das crianças, oferecendo-lhes oportunidades de realizar ações coletivas livremente, além de propiciar efeitos positivos no processo de aprendizagem e estimular o desenvolvimento de habilidades básicas, tão necessárias ao mundo contemporâneo.

Ilaneide Souto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA

  SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA Ednardo Sousa Bezerra Júnior.´. “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao n...