segunda-feira, 31 de março de 2014

50 ANOS DO GOLPE MILITAR NO BRASIL

O POVO apresenta 50 depoimentos sobre o Golpe Militar de 1964



Depoimentos sobre a ditadura no Brasil

No ano em que o golpe militar de 1964 completa 50 anos, O POVO colheu 50 depoimentos sobre um dos períodos mais sombrios do Brasil.Personagens dos mais diversos naipes emprestam as memórias pessoais para se tentar construir outras versões sobre o que foi aquele tempo que durou 21 anos (1964-1985) e seus desdobramentos na história política do País.

Confissões como a do bispo Aloísio Lorscheider que revelou profundo incômodo porque não atuou o suficiente no caso da prisão dos dominicanos e contra os abusos da ditadura. “Nós começamos a protestar contra as torturas e saiu um documento, mas demorou muito para nos decidirmos. Nós não acreditávamos que havia tortura no Brasil”, palavras do religioso.

Também memórias de personagens influentes na época, como o então deputado Adauto Bezerra. E Virgílio Távora, governador que esteve na corda bamba.

As vozes dos personagens que estão no caderno especial “50 narrativas para entender a ditadura no Brasil” foram colhidas pelo repórteres do O POVO ou extraídas de entrevistas históricas publicadas nas páginas do jornal nestes anos.

FONTE: http://www.opovo.com.br/especiais/ogolpe50anosdepois/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA

  SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA Ednardo Sousa Bezerra Júnior.´. “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao n...