quarta-feira, 26 de março de 2014

O MUSEU DOM JOSÉ

O MUSEU DOM JOSÉ

sacra-museu
O Museu Dom José é considerado o 5° do Brasil em arte sacra e arte decorativa, composto por um acervo com mais de 30.000 peças, distribuídas em 16 variadas coleções, nas quais se destacam: imaginária, porcelana, cristais, numismática, paleontologia, arqueologia, armaria, mobiliário, ourivesaria, iconografia, indumentária, acessórios e adereços. O imponente sobrado de estilo luso-brasileiro foi construído em 1844 pelo major João Pedro Bandeira de Melo e é considerado como o mais expressivo patrimônio cultural de Sobral.

Fundado oficialmente por Dom José Tupinambá da Frota, em 29 de março de 1951, guarda em seu acervo peças representativas da vida social e religiosa da sociedade regional dos séculos XVII a XX.

O Museu Dom José pertence à Diocese de Sobral, tem como mantenedora a Universidade Estadual Vale do Acaraú e recebe apoio da Prefeitura Municipal de Sobral para o seu funcionamento. 

sacra-pe
José Tupinambá da Frota, um cearense universal - A fluência perfeita em latim, italiano, espanhol, francês e a leitura correta do grego, alemão e o inglês, o conhecimento da literatura clássica e do Direito Canônico. Este era o perfil do jovem padre José Tupinambá da Frota, filho de Sobral e profundo conhecedor das tradições religiosas e costumes da sociedade sobralense e da história da cidade, o que o fez autor da volumosa obra “História de Sobral”.

Membro da Academia Cearense de Letras, em 1915, torna-se o primeiro bispo de Sobral, assumindo o episcopado de 1916 a 1959. Como promotor da educação em Sobral, ele sempre esteve associado à preservação do patrimônio sobralense, acentuando-se como homem público e intelectual, obtendo destaque como um dos maiores bispos do Brasil. A sua maior obra, inicialmente criada como Museu Diocesano de Sobral, após a sua morte, em 1959, passou a denominar-se Museu Dom José.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA

  SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA Ednardo Sousa Bezerra Júnior.´. “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao n...