quarta-feira, 26 de março de 2014

Educação Democrática


Só podemos falar de educação democrática plena, se houver uma participação de todos no processo de ensino e aprendizagem, os governos são partes de extrema importancia, pois a sua intervenção direta garantido o direito de educação a todos, faz toda a diferença. Segundo Freiry: "Educação libertadora sozinha não produz mudança social. Mas não pode haver mudança social sem uma educação libertadora "
Neste sentido podemos dizer que a criticidade individual e extremamente importante na formação de um individuo, mas este mesmo sentimento critico que nos faz um ser único, existe a necessidade de associação coletiva para que ocorra a formação moral e inteletual. 
Segundo Gabriel Chalita a educação deve ser um incentivo para a felicidade, como uma maneira de permitir a todos a possibilidade de sonhar, transcender, superar limites e desbravar novos horizontes em direção á sua própria história e á cidadania plena. Chalita afima que, o professor educativo só se dá quando se cria vínculos. A boa educação deve vir acompanhada de doses maciças de afeto, de compreensão e, sobretudo, do entendimento de que o educando é o sentido único, peculiar, dono de um universo rico e, por vezes, pouco explorado.
O professor e o elo de ligação na construção e descontrução da educação democrática, mostrarndo a seu educando que a mudança continua das idéias, do pensamento e das atitudes, não descaracteriza a identidade de um individuo mas formata o seu pensamento critico, dando assim a este aluno a autonomia em seus conhecimentos. O educador democrático não pode negar-se o dever de, na sua prática docente, reforçar a capacidades crítica do educando, sua curiosidade

Prof. Ednardo Sousa Bezerra Júnior

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