quinta-feira, 17 de abril de 2014

I FEIRA CULTURAL EM PALEONTOLOGIA EM ITAPIPOCA

O presente trabalho busca contribuir para divulgação da História local  através de um resgate reflexivo da mega-fauna, que tem seus vestígios no Sitio Palenteologico do Jiral em Itapipoca, mostrando de maneira clara e objetiva, a grandeza histórica na área de pesquisa e ensino e aprendizagem, bem como, o potencial turístico e cultural que ainda é desconhecido por muitos, através dos relatos orais de moradores da localidades, professores da rede pública e autoridades do Município de Itapipoca-Ceará. 
As atividades desenvolvidas neste projeto tiveram como coordenador o Prof. esp. Ednardo Júnior com o apoio das turmas de História(0610 e Geografia(0627). O mesmo foi realizado pelo Instituto Vale do Acaraú (IVA).     


Este tipo de pesquisa, preocupa-se com a realidade vivida pelos pesquisados, o significado, os valores e desejos de cada um, visa também conscientizar os futuros professores aderirem novas forma de metodologia no ensino da historia local, desta forma transformando-se em agentes  multiplicadores e contribuindo na manutenção do patrimônio histórico.
Os resultados apontam que o amor pela cultura local faz alguns cidadãos lutarem pela preservação da sua História Local, além de deixar perceptível que ao priorizarmos o patrimônio histórico e suas manifestações como forma de conhecimento de uma cultura, de grupo familiar e comunitário, estaremos compreendendo o significado e a importância das ações humanas.

       Dessa forma, o ensino de história é apontado como possibilitador da constituição ou confirmação da identidade individual e coletiva do aluno enquanto componente da nação, e de uma pátria que pela sua composição dispõe de diversidade de cultura, classe social, crenças, sexo e etnia, espalhadas em território de dimensões abrangentes com especificidades regionais e locais que se entrecruzam ao longo de sua história, por movimentos de migração e, portanto, carecem de um viés de convívio que a configure 























Um comentário:

  1. De modo geral, as obras sobre história local reportam-se à história de pequenas localidades, escritas por pessoas de diferentes segmentos sociais, não necessariamente historiadores. Esse fato tem provocado várias críticas e até certo descaso pelos conteúdos da história local.

    Schimidt (2006, p. 63)

    ResponderExcluir

SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA

  SOLIDARIEDADE NA MAÇONARIA Ednardo Sousa Bezerra Júnior.´. “É fácil amar os que estão longe. Mas nem sempre é fácil amar os que vivem ao n...